A comunicação é talvez a mais antiga forma de expressão e de arte. O meio de como nos comunicamos pode ou não chegar ao alcance das pessoas. Isso irá depende de alguns fatores como a tecnologia existente em cada lugar, o grau de desenvolvimento do país, o conhecimento e o poder aquisitivo.

Desenvolvemos e avançamos bastante, mas ainda há muito a se fazer no ramo da pesquisa, da ciência e da comunicação.

Rádio

Em 1888, um grande físico alemão Heinrich Hertz conseguiu produzir as primeiras ondas de rádio. O rádio é um dos maiores veículos de comunicação do país. Com essa brilhante invenção seu sobrenome foi usado como medida dessas ondas. O profissional que trabalha nesse meio de comunicação é o radialista.

Televisão

A televisão é um meio de comunicação que transmite ao mesmo tempo imagem e som.  A televisão foi criada em 1923, pelo engenheiro russo Vladimir Zworykin.

No Brasil, o primeiro programa teve sua transmissão pela Rede Tupi com a dramaturgia (forma de interpretação), por volta de 1950.

As imagens transmitidas pela televisão eram em branco e preto, somente mais tarde as imagens passaram a ser coloridas. Ainda bem, não é mesmo? Hoje já estamos na era digital.

Internet

A Internet é a maior rede de comunicação mundial existente atualmente. Sua origem foi por volta da década de 70, para estudos na área militar.

Posteriormente, serviu para experiências na área da educação em universidades até chegar à iniciativa privada.

No Brasil, a internet surge na década de 90, tornando-se um meio popular de comunicação. A navegação como nos referimos pela Web – World Wibe Web – foi criada por Tim Berners –Lee, (é o nosso www…), que nos permite “navegar” por uma vasta biblioteca de informações e de dados.

Conseguimos nos comunicar com as pessoas por meio do correio eletrônico. É a forma mais usual de enviar e receber mensagens eletrônicas. No mundo, principalmente, dos negócios, em que tempo é dinheiro, a velocidade faz toda a diferença. E é questão de segundos ou minutos para que do outro lado do mundo alguém possa receber informações.

Pela internet, podemos nos comunicar com pessoas do planeta todo, fazer amigos, pesquisas sobre temas e assuntos dos mais variados, obter e enriquecer conhecimentos, entretenimento por meio de jogos, acesso às informações é um mundo que vai muito além do nosso imaginário.

Somos mais de 600 milhões de usuários ligados em todo o mundo pela rede mundial de computadores. A Internet é um meio gigante de comunicação ainda em estudo que avança em tecnologia.

Radio e Televisão

Algumas atividades desenvolvidas em sala de aula com os meios de comunicação.

Atividade proposta: “Aula de Informática”

A navegação na internet é um hábito já criado por nós. As crianças adoram brincar com os jogos e podemos abordar várias atividades disponíveis na internet como apoio na fixação das atividades já propostas em sala de aula como: contas de adição, histórias para leitura, forma de pesquisa sobre as regiões do Brasil e vários outros assuntos.

Atividade proposta: “Ouvindo música”

Com a ajuda do professor, os alunos poderão executar as tarefas ouvindo uma linda música relaxante. Ao final, o professor pode demonstrar os diversos tipos de rádio e televisão que existiram até os aparelhos atuais.