Colégio Web

3 Histórias Famosas da Mitologia Grega

Os gregos criavam vários mitos para repassar a mensagem à população, também com o objetivo de preservar a memória de seu povo. Veja suas histórias famosas!

Publicidade

A mitologia significa o estudo dos mitos, deuses e lendas. A maioria das histórias possui caráter popular ou religioso, que procuram a explicação de coisas complexas, que as pessoas comuns da época não conseguiam entender. Isso porque há quase três mil anos atrás, não havia explicações científicas para diversos fenômenos da natureza e até mesmo para conhecimentos de nível históricos.

Assim, os gregos criavam vários mitos para repassar a mensagem à população, também com o objetivo de preservar a memória de seu povo. Para criar um significado para histórias políticas, sociais e econômicas, eles criavam diversas histórias diferentes que eram transmitidas para a população de forma oral.

Os gregos queriam buscar explicação para tudo. Dessa forma, a imaginação fértil desse povo criou muitos personagens e figuras mitológicas, entre eles, deuses, heróis, ninfas, titãs e centauros foram criados e influenciaram a vida de muitas pessoas. Até hoje, são contadas histórias e mitos dessa época.

Histórias Famosas da Mitologia Grega

Histórias Mitologia Grega

Entre os mitos mais conhecidos, estão o Minotauro, Afrodite e a Pandora. O Minotauro é um dos mais conhecidos e já foi até tema de filme, peças de teatro, jogos, desenhos animados, entre muitos outros. É um monstro com corpo de homem e cabeça de touro. Muito forte e feroz, morava em um labirinto na ilha de Creta. Além disso, se alimentava de exatamente sete homens e sete moças. Muitos gregos tentavam matar o minotauro, mas, sempre acabam mortos ou se perdendo dentro do labirinto pelo monstro.

A Afrodite é uma das deusas da mitologia grega mais conhecida. É a deusa do amor, do sexo e da beleza. Ela se casou com o deus do fogo, Hefesto. Mas, teve muitos amantes com quem gerou vários filhos.

Apesar de ser a deusa do amor, Afrodita era vingativa com seus inimigos. Os principais rivais eram a Hera e Atena. Em homenagem a deusa, durante as festas, as sacerdotisas que a representavam eram prostitutas sagradas.

Mitologia Grega Histórias

Já a Pandora, que significa “aquela que possui todos os dons”, foi a primeira mulher criadas por Zeus. Pandora era a filha de primogênita de Zeus, que com 9 anos, ganhou um colar que foi usado pelo deus Prometeu.  Ao receber o colar, ela guardou em uma caixa, porém, a caixa se destruiu, pois não podia receber bens materiais, porque era fruto de um feitiço. Quando completou 27 anos, ela se matou, pois não aguentava conviver com aquela caixa que foi amaldiçoada.

Criou-se a expressão, “caixa de Pandora”, que é utilizada quando alguém quer fazer referência a algo que gera curiosidade, que pode revelar algo terrível ou que fuja do controle.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados