Colégio Web

Subfilo Urochordata

Publicidade

3. Subfilo Urochordata

Os urocordados, também são conhecidos como tunicados, pois têm o corpo coberto por uma túnica composta por uma substância denominada tunicina.
São animais marinhos, desprovidos de vértebras. Possuem uma faringe perfurada que auxilia na alimentação por filtração.

Exemplo: ascídia. 

Sistema digestório

Possuem um extenso tubo digestório, apresentando fendas branquiais. Na faringe, encontra-se o endóstilo, uma estrutura encarregada de capturar partículas alimentares trazidas pela água.

Sistema respiratório

Através do sifão inalante, água que traz oxigênio, atinge a faringe e atravessa as fendas branquiais, onde acontece a hematose. A água passa para o meio externo através do sifão exalante.

Sistema circulatório

O sistema circulatório dos urocordados é aberto ou lacunar. O coração tem forma de tubo, e em alguns casos é dobrado em forma de V, sendo capaz de alternar o sentido da corrente sanguínea.

Sistema excretor

Não existe. A excreção ocorre por ação celular.

Sistema nervoso

Na fase larval, o sistema nervoso é formado por um tubo neural; na fase adulta o sistema nervoso constitui-se de um gânglio, disposto entre dois sifões.

Reprodução

São animais que se reproduzem sexuadamente ou assexuadamente por brotamento. A fecundação é externa e o desenvolvimento indireto. São hermafroditas e apresentam metamorfose. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados