Colégio Web

Subfilo Hemichordata

Publicidade

2. Subfilo Hemichordata

São animais marinhos de corpo alongado e vermiforme. Apresentam uma notocorda rudimentar denominada estomocorda, e um cordão nervoso dorsal pouco desenvolvido.
Existem zoólogos que classificam os hemicordados como um filo independente dos cordados, pois consideram a estomocorda como uma notocorda.

Morfologia externa

Seu corpo é dividido em: probóscide, colar e tronco. As fendas branquiais estão localizada na parte inicial do tronco. 

Sistema digestório

O sistema digestório dos hemicordados é completo. A boca está sempre aberta para permitir a entrada dos resíduos orgânicos. O ânus está na parte terminal do corpo.

Sistema respiratório

A respiração é realizada pelas fendas branquiais, que se comunicam com as bolsas branquiais que possuem aberturas externas. As trocas são realizadas nas paredes das bolsas.

Sistema circulatório

Apresentam um vaso dorsal e um ventral, não apresentando coração típico.

Sistema excretor

A excreção é realizada pelo glomérulo que está localizado no interior da probóscide. O glomérulo recebe o sangue do vaso contráctil e recolhe os catabólitos transferindo-os para a cavidade da tromba, onde são eliminados pelo poro dorsal. 

Sistema nervoso

Apresenta um anel periesofágico, onde se formam dois nervos longitudinais, sendo um dorsal e um ventral. A epiderme apresenta células sensoriais.

Reprodução

São seres dióicos, com fecundação externa e desenvolvimento indireto, sendo a fase larval denominada tornaria.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados