Colégio Web

O que são Coordenadas geográficas

Publicidade

Coordenadas geográficas

"O desenvolvimento da Cartografia moderna decorreu principalmente das grandes navegações a partir do final do século XV. Instrumentos de orientação como a bússola permitiam o desenho de vários rumos nos mapas. Os portulanos, cartas de navegação, contavam com uma rede de rosas-dos-ventos desenhada a partir de um ponto conhecido, o que facilitava a orientação nas viagens. Os cartógrafos faziam parte das expedições exploradoras. Mediam as novas terras e não raro colocavam nos mapas informações temáticas sobre os novos territórios conquistados. Descreviam e desenhavam as paisagens, os animais, os povos nativos e os recursos que poderiam ser utilizados pela mentalidade mercantilista da época. Os dados coletados nas viagens tornavam os mapas mais exatos. Desta época até o presente, a cartografia evoluiu muito." (Coelho, Marcos A.; Terra, Lygia, 2001, p. 22.).

Coordenadas Geográficas

São um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas são os paralelos e os meridianos.

Linhas da Rede Geográfica

Paralelos – São traçados paralelamente ao Equador tanto para norte quanto para sul. É por meio deles que se determina a latitude de um lugar. Alguns paralelos recebem nomes especiais:

• Círculo Polar Ártico (66° 33 N).

• Trópico de Câncer (23° 27 N).

• Equador (0°).

• Trópico de Capricórnio (23° 27 S).

• Círculo Polar Antártico (66° 33 S).

Quando olhamos o Planeta de ângulos diferentes podemos ter ../imagens diferentes. Por exemplo, se fixarmos nossa visão no Equador teremos uma imagem do Planeta onde os paralelos aparecerão como linhas horizontais e paralelas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados