Já se olharmos para o planeta Terra de um ponto acima do Pólo Sul, a visão que teremos será completamente diferente. Os paralelos aparecerão como círculos concêntricos diminuindo os diâmetros à medida que nos aproximamos do Pólo Norte ou do Pólo Sul.

Meridianos
– "São linhas imaginárias que dão a volta na Terra, passando pelos pólos. Ao contrário dos paralelos todos os meridianos têm a mesma medida. Por isso, a escolha do meridiano de zero grau (0°) teve de ser convencionada. Escolheu-se, então, para início da contagem, o meridiano que passa pela torre do observatório astronômico de Greenwich, que é uma localidade da área metropolitana de Londres, capital da Inglaterra. O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o ocidental e o oriental" (Moreira, Igor, 2002, p. 436).

Podemos traçar 360 meridianos, sendo 180 para cada lado do Planeta (Oeste e Leste). Dois meridianos se destacam nesse conjunto. O primeiro, como vimos, é o de Greenwich. O outro é o meridiano de 180° responsável por completar a divisão do Planeta em dois hemisférios, no lado oposto ao de Greenwich.

Os meridianos podem formar visões diferentes se mudarmos o ponto de vista. Quando olhamos o Planeta como se estivéssemos de frente a ele, veríamos linhas verticais que ligariam um pólo ao outro.

Uma imagem construída a partir de um ponto qualquer acima do Pólo Sul ou do Norte veríamos os meridianos como linhas retas que se cruzam nos pólos da Terra.