Colégio Web

Antártica

Publicidade

O continente da Antártica acaba sendo o mais meridional de todos. Um espaço de 14,4 milhões de quilômetros quadrados, sendo a quinta maior área continental do mundo. Abriga o Pólo Sul, um dos espaços mais meridional da Terra. Há informações de que a Antártica acabou se formando por meio da separação de Gondwana, conhecido como supercontinente. Ao longo de milhões de anos foi se dando todo o resfriamento.

O marco principal desse continente é o fato de ele ser frio e seco. Uma espécie de deserto que se forma nas geleiras. Um deserto coberto de gelo. As primeiras visitas de cientistas e pesquisadores contaram com documentações e foram realizadas no século XVI. O inglês James Cook foi o primeiro a estar navegando o continente. O período de 1772 e 1775.

A temperatura média na área central desse continente varia entre -30°C e -65°C. A menor até o momento foi a de -89,2°C, em 21 de Julho de 1983.
Hoje, depois de assinado o Tratado da Antártica, várias nações se disponibilizaram a pesquisar a região. Em termos políticos, acaba sendo um espaço neutro. Não há pertencimento a algum país e é vista como região de preservações científicas.

Mesmo que não existam moradores permanentes, quase 4 mil pesquisadores vivem na região ao longo do verão. Em termos de recursos naturais, acaba sendo rica em chumbo, prata, cobre, petróleo e gás natural. Por outro lado, a extração mineral foi proibida após a assinatura do Tratado da Antártica.

Por conta das condições do clima, muitos vegetais não sobrevivem na região que é restrita a musgos, liquens e outras plantas inferiores. Na fauna, o pinguim, albatroz, petréis e focas. Assim como baleias e lobos-marinhos.

 

A Antártica é dividida pelos Montes Transantártico em duas partes: Mar de Ross e Mar de Weddell, pois a Antártica Ocidental e a Oriental faz parte do hemisfério ocidental e oriental, que está situado no Meridiano de Greenwich.
Ela possui mais de 60 lagos, que estão localizados na superfície de gelo continental.

Como a Antártica é o continente mais frio da terra, ele acaba se tornando também o mais seco e caracterizando-se por um deserto. As temperatura. chegam a atingir -30° C.

Por ser uma região mais elevada a Antártica Oriental é mais fria do que a Antártica Ocidental.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados