Colégio Web

Hong Kong

Publicidade

Hong Kong

Quando a China foi vencida na Primeira guerra de Ópio, no ano de 1842, ela cedeu a ilha de Hong Kong ao Reino Unido. A península de Kowloon, que também constitui o território, ficou sobre o controle britânico a partir de 1860, enquanto os Novos Territórios são arrendados por 99 anos em 1898.
No dia 1º de julho de 1997, Hong Kong retorna à soberania da China, sendo denominada Região Administrativa Especial de Hong Kong. 

Conforme o acordo firmado no ano de 1984 entre a China e o Reino Unido, Hong Kong deve prevalecer até 2047 com o sistema econômico e um alto grau de autonomia administrativa. E a China será o protetorado, ficando responsável pela política externa e pela defesa da ilha. 

O governo elegeu o empresário Tung Chee-Hwa para o cargo de governador Hong Kong, que é assumido por ele em 1º de julho. Neste mesmo mês, cinco leis trabalhistas são invalidadas pelo Legislativo, as quais permitiam negociações coletivas de salário e o uso de fundos sindicais para a atividade política. 

Em outubro de 1997, o mercado financeiro de Hong Kong sofre uma queda, dando inicio à crise financeira. E como já vimos anteriormente, esta queda repercutiu nas bolsas de valores do todo o mundo. Essa decadência da bolsa que chegou à 10,41% dentro de um período de 24 horas, foi causado por especulações contra a moeda local. Nesta mesma época, outros países dos tigres asiáticos também sofriam uma grave crise financeira.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados