Colégio Web

Capacitância eletrostática de um condutor

Publicidade

Capacitância eletrostática de um condutor 
Para podermos explicar melhor essa capacitância, vamos pensar em um condutor que está carregado com uma carga elétrica representada por Q, sendo que ela também apresenta um potencial representado por V. 

Vejamos: 

Já se pensarmos em dobrar ou triplicar a carga elétrica, devemos saber que o seu potencial também irá dobrar ou triplicar, portanto sua carga elétrica irá passará a ser representada por n . Q e conseqüentemente seu potencial elétrico passará a ser representado por n. V. Vejamos: 

Portanto podemos concluir que tanto o potencial elétrico, como a carga elétrica, apresentam condutores proporcionais entre si. 

Essa capacitância é considerada como uma relação constante que existe entre a sua carga elétrica e o seu potencial elétrico. Para definirmos essa capacitância, devemos usar a seguinte expressão: 

Unidades: 

Quando falamos de unidades de medida, logo vem na cabeça O famoso Sistema Internacional (SI), logo neste caso dentro do SI, a carga elétrica é medida em Coulomb (C), e o potencial elétrico em Volt (V). já a unidade de medida da capacitância é o Farad, logo a expressão acima é definida por: 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados