Colégio Web

Adjetivo composto

1 Os adjetivos compostos são aqueles formados por dois ou outros termos. De forma geral, esse termos são ligados por um hífen. Somente o último termo vai concordar com o substantivo a que está se referindo. Os outros, permanecerão no formato masculino e no singular. Cada um dos termos que dão vida ao adjetivo composto – sejam os substantivos adjetivados ou mesmo o adjetivo – ficarão invariáveis.

Publicidade

Vamos exemplificar: o termo rosa é no modo original um substantivo. Entretanto, quando estiver na função de qualificador de um elemento, exercerá o posto de adjetivo. E quando está relacionado a outra palavra por meio de um hífen, originará o adjetivo composto. Trata-se, portanto, de substantivo adjetivado. E os adjetivos compostos inteiros permanecerão invariáveis.

Observe: blusas rosa-claro, conjuntos rosa-claro, olhos verde-claros. As meias azul-escuras e as camisetas verde-mar.

É também o caso de azul-marinho, azul-celeste, ultravioleta e vários outros adjetivos compostos iniciados por cor-de. Serão invariáveis.

No caso de surdo-mudo e pele-vermelha temos adjetivos compostos com os dois termos flexionados.

Grau do Adjetivo

2O adjetivo será flexionado em grau para que indique intensidades da qualidade dos seres. Daí que existem o grau superlativo e comparativo.

Comparativo: aqui, compara-se o mesmo traço atribuído a dois ou mais elementos. Duas ou mais características de um único ser. Pode-se comparar em termos de igualdade, inferioridade ou superioridade.

Igualdade: neste caso, com os termos quanto, quão e como.
Sou tão alta como você.

Superioridade analítico: neste caso, há dois substantivos em processo de comparação. Um vai ser superior. É analítico, pois sempre se recorre a auxílios como “mais que” ou “mais do que”.
Sou mais alta (do) que você.

Superioridade sintético: um tipo de formato sintético originado no latim.
O Sol é maior (do) que a Terra.

Observe estes exemplos: bom-melhor, pequeno-menor, mau-pior, alto-superior, grande-maior e baixo-inferior.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados