Colégio Web

O átomo nuclear – experiência de Rutherford

Publicidade

3. O átomo nuclear, experiência de Rutherford

Físico e químico neozelandês, alterou o modelo de átomo proposto por J.J.Thomson, com a afirmação da existência do núcleo atômico, com partículas alfa de átomos de azodo, por bombardeamento ele conseguiu átomos de oxigênio, e foi criador do modelo planetário, ele utilizou partículas alfas para esse bombardeamento, pois não é possível vê-las, mas produzem uma espécie de luz quando entram em contato com anteparos cobertos de sulfeto de zinco, o que torna possível visualizá-las. 


modelo atômico antes da experiência de Rutherford


modelo atômico após experiência de Rutherford

Rutherford observou como as partículas alfas reagiam, e concluiu que elas atravessavam a lâmina metálica, ele percebeu que durante esse trajeto, algumas partículas desviavam-se, outras retornavam como se tivessem sido refletidas.

A partir desta análise, Rutherford afirma que a lâmina era composta de átomos que não eram compactos, mas sim a massa que eles formavam eram compactas.

Logo a partir dessas análises e pesquisas, Rutherford percebeu que o átomo é composto por duas partes, sendo uma como o centro denso, carregado positivamente e a outra que parte que é menos densa e grande, totalmente envolvente desse núcleo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados