Colégio Web

A Restauração Portuguesa

Publicidade

9. A restauração Portuguesa. 
A restauração portuguesa começou em 1640, com o fim da União Ibérica. O império colonial, precisava de manutenção de forma urgente, isso devido a muitas batalhas que foram travadas aos lado do exército espanhol. 

Os navios de Portugal, estava sem navios, e isso complicava mais a situação do país, pois eram um império marítimo. Mas o que tornou a situação mais grave, foi que em 1640, os locais mais importantes do antigo domínio colonial português estavam sendo ocupados pelos holandeses.

As conseqüências da restauração para Portugal:

Com o fim da União Ibérica em 1640 e com o movimento que ficou conhecido como restauração, juntamente com o retorno da liberdade política de Portugal, mas agora era regidos pela família Bragança, que teve como seu primeiro rei Dom João IV. 

O que ajudou os negócios holandeses na colônia, foi o fato da República das Províncias unidas, que durante muito tempo foi aliada na luta pela independência contra Espanha. 

Mas com a saída do Conde Maurício de Nassau do governo que foi dominado pelos holandeses. 

Aconteceu que em 1645 deram início a uma movimento de revolta que era contra o domínio dos holandeses, essa revolta fiou conhecida como insurreição pernambucana. Mas com a expulsão dos holandeses de terras brasileiras, causou sérios problemas na economia da colônia portuguesa, foi ai que os holandeses passaram a produzir açúcar na Antilhas.

A política colonial após a restauração:

A política colonial teve importantes mudanças, principalmente em relação ao Brasil. Um Conselho ultramarino foi criado em 1642, que proibia qualquer comércio com a colônia e outros país a não ser a Inglaterra. Em 1649, criaram as campanhas privilegiadas como: a campanha geral do comércio do país, já em 1682, criaram a campanha geral do comércio do Estado do maranhão. A política colonial foi marcada pela centralização e pelo progressivo enrijecimento pacto colonial, assim começou a surgir os primeiros protestos dos colonos que foram prejudicados por essa nova política.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados