Colégio Web

Relação Temperatura / Altitude

Publicidade

RELAÇÃO TEMPERATURA / ALTITUDE

"A altitude exerce grande influência sobre a temperatura. O calor é irradiado para "cima", e a ipedloucura4aquece-se por irradiação. Quanto maior a altitude, mais rarefeito torna-se o ar, ocorrendo também menor irradiação e, por conseqüência, menores temperatura.. O contrário ocorre em altitudes baixas" (Coelho, Marcos A. e terra, Lygia. geografia Geral: o espaço natural e sócioeconômico. Moderna. p. 122 e 123. 2001). 

Assim, podemos concluir que quanto maior for a altitude menor será a temperatura e quanto menor for a altitude a temperatura também será menor. Isso porque a cada 180m de altitude, em média, temos uma diminuição da ordem de 1°C. A altitude, portanto, compensa a latitude. O relevo, além de influenciar na variação da temperatura em função dos perfis altimétricos, também influencia na medida em que sua disposição pode facilitar, desviar ou até impedir a passagem de uma massa de ar.

A AMPLITUDE TÉRMICA 
É a diferença entre as máximas e as mínimas temperaturas de algum lugar. Podemos aferir a amplitude térmica por dia, por mês ou por ano.

AT = T. MÁXIMA – T.MÍNIMA

A amplitude térmica varia em função de dois fatores:

a) Distância do mar

Maritimidade – A presença de uma grande massa líquida nas proximidades de um local funciona como um regulador térmico, fazendo que as diferenças térmicas entre o inverno e o verão sejam mais constantes.

Continentalidade – Uma região, quando encaixada mais para o ipedloucura6do continente, apresenta oscilação térmica mais pronunciada, comparada à variação do litoral, em função da perda maior de temperatura entre o verão e o inverno.

b) Latitude:

Em virtude da forma praticamente esférica (geóide) da Terra, da inclinação do seu eixo (23° 27) e do ipedloucura3de translação, a região equatorial recebe uma intensidade luminosa quase constante o ano inteiro. Já nas regiões polares, isso não acontece. No verão, para cada hemisfério, a intensidade luminosa é maior; no inverno, é menor.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados