Colégio Web

Chuvas no Brasil

Publicidade

5. Chuvas no Brasil 

O Brasil apresenta grande parte de seu território banhado pela chuva, ultrapassando os 1.000 mm anuais. 

Algumas áreas apresentam uma grande pluviosidade, com totais maiores que 2.000mm anuais. São elas: litoral da Amazônia (área equatorial), região centro-ocidental da Amazônia, Litoral da Bahia, pontos dispersos da Serra do Mar e do oeste do Planalto da Bacia do Paraná. 

Alguns índices pluviométricos já atingiram mais de 3.000 mm anuais, estes podem ser encontrados na Serra do Mar (Itapanhaú, SP, 4.780mm) e litoral do Amapá (Clevelândia, 3.240mm). 

Porém, no Brasil há uma área onde ocorre escassez das chuvas, com índices inferiores a 1.000mm, esta área está localizada no Sertão Nordestino e Vale do Rio São Francisco. 

Essa falta de chuva ocorre devido a temperatura elevada da região que provoca um alto teor de evaporação, pela permeabilidade insuficiente das rochas, que retém uma pequena quantidade de água, dificultando a umidade atmosférica e, além disso, entre os meses de janeiro e abril há uma forte concentração de chuvas, caindo neste período cerca de 80% do total anual. 

Outro fator importante que influencia na escassez das chuvas nesta região é a colocação geral do relevo, na direção dos ventos alísios de nordeste, que impede a formação da chuva de relevo e possibilita a livre penetração desses ventos, além da existência do Planalto de Borborema nas proximidades da costa formando um estorvo para o acesso dos ventos alísios de sudeste, que trazem a umidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados