IX. Pronome
Pronome é a palavra que substitui o nome, ou seja, se refere aos seres como pessoas do discurso.

Exemplo: Amanhã eu preciso do telefone dele, você não tem?

Nessas frases, os nomes das pessoas são substituídos por pessoas, eu, dele, você. Muitas vezes o pronome acompanha um substantivo (Aquela moça é caridosa).

O pronome varia de Gênero, Pessoa, e Número.

Gênero: feminino, masculino. Exemplo: Aquela moça é bonita. Aquele homem é bonito/ Ele é muito inteligente, Ela é muito inteligente.

Pessoa: 1ª, 2ª, 3ª. Exemplo: Eu amo, Tu amas, Ele ama.

Número: singular, plural. Indica quantidade. Exemplo: Eu irei, Nós iremos.

Pessoais.

Os pronomes pessoais são aqueles que substituem o nome das pessoas por pronomes de tratamento, ou tratamento pessoal (familiar).

• Eu, /nós.
• Tu/ vós.
• Eles/elas/ele/ela.

Possessivos

Os pronomes possessivos, como o próprio nome já diz indica posse, e têm uma relação com os pronomes pessoais, indica aquilo que pertence a um ser (indicado através das pessoas do discurso).

Exemplo

Demonstrativos.

Os pronomes demostrativos representam, ou melhor, indicam posição do sujeito em relação à pessoa do discurso, são combinados entre preposições.

Os pronomes demostrativos são:

Este, esta, isto, estoutro. (representam a 1ª pessoa do singular).
Esse, essa, isso, essoutro. (representam a 2ª pessoa do singular).
Aquele, aquela, aquilo. (representam a 3ª pessoa do singular).

Outros pronomes também são considerados demostrativos como: a, o, os, as, mesmo (a), próprio (a), tal, tais, semelhantes.

Relativos

Os pronomes relativos têm a função de fazer a junção entre duas orações, ele estabelece uma relação com o elemento anterior.

Exemplo:

Marcos encontrou Paula, a quem ele cumprimentou.
Não sei onde está o cd que você me emprestou.

Os pronomes relativos são: onde, quem, que, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas.

indefinido.

Os pronomes indefinidos são ipedlink7que se referem a 3ª pessoa gramatical de modo vago, sem precisão, indeterminado.

Exemplo:

Muitos alunos faltaram na escola hoje.

Certo dia, ele chegou em casa com um carro novo.

Interrogativos:

pronomes interrogativos são aqueles usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas.

Exemplo:

• Qual o nome daquela pessoa?
• Quantas pessoas vão amanhã?
• O que você faz nesse emprego?
• Quem vai à festa amanhã?

Observações importantes:
– São usados como sujeito do verbo, os pronomes pessoais do caso reto, ou subjetivos. Sendo assim, torna-se errado dizer: pra mim usar, mas o certo é pra eu usar.

– O pronome pessoal do caso oblíquo é usado para complementar o verbo. Sendo assim, é errado dizer: eu vi ele, pois o correto é: eu o vi.

– São reflexivos os pronomes si e consigo, portanto, é errado dizer: eu vou consigo, pois o correto é: vou com você.

– Existem alguns pronomes (o, a, os, as) que passam por uma mudança chamada de assimilação, quando são empregados depois de verbo. terminados em r, s, z, onde essas letras são alteradas. Veja o exemplo:

Fazer + o = Fazê-lo
Mostrar + a = mostrá-la

– Estes mesmos pronomes, quando estão depois de formas verbais terminadas em am, em, ão, ões, obtém as formas no, na, nos, nas.

Veja o exemplo:

Buscaram + a = buscaram-na