Colégio Web

O citoplasma

Publicidade

O citoplasma
O citoplasma está dividido em hialoplasma e morfoplasma.

Hialoplasma – o citoplasma é todo preenchido pelo hialoplasma, que pode ter uma consistência de gel mais viscoso, denominado citogel ou uma consistência de gel mais líquido, denominado citosol. No hialoplasma que está "mergulhado" tudo que se encontra dentro da célula.

Morfoplasma – abrange todos os componentes do citoplasma, que são: retículo endoplasmático, centríolos, lisossomos, mitocôndrias, ribossomos, e Complexo de Golgi. 

Vejamos cada um deles:

Retículo endoplasmático – O retículo endoplasmático (RE) é um sistema de canais e canalículos formados por membranas, as quais possuem continuidade com o núcleo celular. Funcionam como "túneis" sinuosos dentro da célula. Está presente apenas nos seres eucariontes.

Existem dois tipos de retículo endoplasmático:
*liso ou agranular
* rugoso ou granular ou ergatoplasma

Centríolos – São feixes curtos formados de microtúbulos. Estão ausentes nos procariontes e nas plantas com frutos. Normalmente, cada célula possui um par de centríolos. É um importante elemento na divisão celular.

Lisossomos – São corpúsculos normalmente esféricos onde em seu interior há uma grande quantidade de enzimas que destrói moléculas grandes ou organelas envelhecidas.

Mitocôndrias – São organelas esféricas, que ficam mergulhadas no citoplasma. Está relacionada com a produção de energia que é armazenada nas moléculas de ATP (adenosina tri-fosfato).

Ribossomos – são essenciais na síntese das proteínas, estão presentes em todo o hialoplasma, ou ligado a nas membranas do retículo endoplasmático. É formado por RNA.

Complexo de Golgi – É uma organela presente nas células eucariontes formada por uma pilha de vesículas, que é capaz de armazenar secreções previamente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados