Colégio Web

O que é Cinemática Escalar

Publicidade

Cinemática Escalar

É a parte da Mecânica que estuda os movimentos sem se importar com as suas causas e com as massas dos corpos que se movimentam (a palavra cinemática deriva do grego para movimento).

1. CONCEITOS BÁSICOS

GRANDEZA Aquilo que pode ser objetivamente medido, ou seja, comparado a um padrão.

UNIDADE – Quantidade arbitrária que serve de comparação entre grandezas da mesma espécie. As unidades de medida adotadas no Brasil são as do Sistema Internacional de Unidades (SI). Veja algumas:

a) De comprimento: o metro (m)

Embora não façam parte do SI, são muito utilizadas:

1 milha marítima = 1.852m

1 polegada = 0,0254m

1 pé = 12 polegadas = 0,3048m

1 jarda = 3 pés = 0,9144m

1 ano-luz = 9,46 . 1012km

b) De massa: o quilograma (kg)

Também são utilizadas unidades de massa que não fazem parte do SI:

1 tonelada = 1.000kg

1 libra = 0,45kg

1 arroba = 15kg

c) De tempo: o segundo (s)

1min = 60s

1h = 60min = 3.600s

1 dia = 24h = 1.440min = 86.400s

1 ano = 365 dias = 8.760h = 5,26 . 105min = 3,15 . 107s

PONTO MATERIAL Corpo é uma quantidade limitada de matéria. Então, todo corpo possui dimensões, mas muitas vezes elas não são levadas em conta porque são muito pequenas em relação às distâncias envolvidas em certos problemas. Um corpo, em tais circunstâncias, é considerado um ponto material (a Terra em relação ao Sol; uma canoa navegando no rio Negro; o “Vivaldão” em relação à cidade). Qualquer corpo pode ser considerado um ponto material, dependendo da comparação que se faça.

REFERENCIAL Qualquer sistema físico (outro corpo) que sirva de referência para balizar os estados cinemáticos de movimento e repouso.

MOVIMENTO Um corpo está em movimento quando muda de posição em relação a um referencial ao longo do tempo.

REPOUSO Se, durante um certo intervalo de tempo, o corpo mantém sua posição constante em relação a um referencial, dizemos que ele se encontra em repouso.

Movimento e repouso são conceitos relativos, ou seja, dependem de um referencial (um carro em viagem numa estrada está em movimento em relação à pista, mas em repouso em relação ao seu motorista). Do ponto de vista físico, são impossíveis repouso absoluto e movimento absoluto (não é possível aceitar que um carro, estando em movimento em relação à pista, esteja em movimento em relação a quaisquer referenciais). 

ESPAÇO OU POSIÇÃO (S) É o lugar da trajetória em que se encontra o móvel, em dado instante, em relação à origem, ou seja, é a medida algébrica da distância do ponto onde se encontra o móvel ao ponto de referência adotado como origem.

DESLOCAMENTO ESCALAR (S) É a diferença entre o espaço final e o espaço inicial do móvel: S = S – S0

VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA: 

(Atenção: no cálculo da velocidade escalar média, t engloba os tempos de parada. Veja as questões do Desafio Físico).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados