Colégio Web

Audição

Publicidade

Um dos sentidos que nos permite reconhecer diferentes sons. O principal órgão responsável pela audição é a orelha, que é responsável por captar sons até certa distância e levá-los até o córtex cerebral.

Grande parte da orelha fica no osso temporal, localizado na caixa craniana. A orelha é dividida em três partes:

Ouvido externa: é formada pelo pavilhão auditivo e pelo canal auditivo.
O pavilhão auditivo é formado pelo tecido cartilaginoso que é recoberto por pele, exercendo a função de captar e direcionar o som para a orelha média.

O canal auditivo externo exerce a função de estabelecer a comunicação entre a orelha média e o meio externo, ele tem três centímetros de comprimento. Internamente, ele é todo revestido por pêlos e glândulas, e são elas que fabricam a cera. Este canal termina em uma frágil, denominado tímpano.

Ouvido médio: Está localizada na membrana timpânica. Dentro dela existem três ossículos que estão interligados, que são: O Martelo, que está encostado no tímpano; o Estribo que se apóia na janela oval, que é um dos orifícios que estabelece a comunicação da membrana da orelha interna com a orelha média e a Bigorna que é outro orifício, que é a janela redonda.

A orelha média estabelece uma comunicação com a faringe, por um canal chamado Tuba Auditiva. Esse canal faz o que o ar entre dentro do ouvido médio, fazendo com que de um lado e de outro do tímpano, a pressão atmosférica seja igual, pois quando não ouvimos bem quer dizer que essas pressões estão diferentes.

Ouvido interno: Também chamada de labirinto, que tem uma parte anterior, que é chamada de Cóclea, que está relacionada com a audição, outra parte da Cóclea está relacionada com o equilíbrio.

O labirinto posterior é formado por canais semicirculares e pelo vestíbulo, estes canais são responsáveis pelo nosso equilíbrio. O interior desta estrutura é composto por um liquido, e este líquido é capaz de transmitir paro o cérebro todos os movimentos do corpo, se inclinarmos para um lado este líquido vai para o mesmo lado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados