Digite o que você quer buscar:  
Home » Curiosidades » Ciências » O que é Ciclone?
01/06/2012 12:14

O que é Ciclone?

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

O ciclone é um fenômeno natural que provoca ventos com alta velocidade. Segundo a ciência, pode-se observar uma média de 200 quilômetros por hora. Também ocasiona fortes chuvas que inevitavelmente causam transtornos por onde passam. O ciclone é um redemoinho atmosférico. Ele vai girar ao redor de centros de baixa pressão e acabar atingindo determinadas regiões equatoriais e, especialmente, as tropicais.

A formação de um ciclone acontece sobre a água quente do oceano. Com o aquecimento de determinadas superfícies, originam-se centros com baixas pressões atmosféricas. Todo esse contexto é favorável à formação do ciclone.

A depender da localização e das intensidades, os ciclones podem receber outras formas de nomenclatura. Em alguns países passa a ser chamado de tufão, furação, tempestade tropical ou ciclônica. Até mesmo de depressão tropical ou, por fim, ciclone. Quando tais fenômenos ocorrem nas áreas do oceano Atlântico acabam sendo chamados de furacões. Já na área do oceano Pacífico, receberá o nome de tufão.

Quando há movimentação das massas de nuvens e mesmo dos ventos dos ciclones é sinal de que ocorrerá variação a depender do Hemisfério onde está ocorrendo a tempestade.

A movimentação da massa de nuvens e dos ventos de um ciclone varia conforme o Hemisfério onde o fenômeno se desenvolve: sentido horário no Hemisfério Sul e sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Essa característica passa a ser determinada pela aceleração da força de Coriolis.

A depender da velocidade que os ventos possam atingir, os ciclones vão se enquadrar em diferentes categorias:

Categoria 1 (intensidade mínima): ventos entre 118 Km/h e 152 Km/h.
Categoria 2 (intensidade moderada): ventos entre 153 Km/h e 176 Km/h.
Categoria 3 (intensidade forte): ventos entre 177 Km/h e 208 Km/h.
Categoria 4 (intensidade extrema): ventos entre 209 Km/h e 248 Km/h.
Categoria 5 (intensidade catastrófica): ventos com velocidade superior a 249 Km/h.

Ciclone é diferente de tornado

Muitas pessoas confundem o ciclone com o tornado. Os tornados são fenômenos meteorológicos que se manifestam como colunas de ar que giram de forma violenta e são extremamente perigosos. Quando em contato com a superfície terrestre acaba funcionando como uma nuvem . É um fenômeno intenso e que pode se manifestar de diferentes formas e tamanhos. O formato de cone chama a atenção e ele sempre possui extremidades mais finas q eu vão tocando o solo com nuvens de pó e outras partículas. O vento do tornado pode chegar a uma velocidade de até 180 quilômetros por hora, com 75 metros de diâmetro.


Recomendados para você

Comentários