Os trovões são ondas sonoras, que quando passam pelos raios faz com que haja o aumento da temperatura, gerando assim movimentos de cargas elétricas. 
Pode atingir a temperatura de 20 a 30 mil graus Celsius. Os sons dos trovões geram duas ondas: as ondas de choque (com velocidade bastante superior que a velocidade do som no ar, ou seja, para o ouvido humano é impossível captar esse som, a outra onda de choque pode ser ouvida pelo homem, e a intensidade é maior). A velocidade de um trovão varia do local onde ele aparece. Pode aparecer geralmente depois do som de um relâmpago. 

Descrição de um trovão:

Primeiramente, há um pequeno estalo no ar seguido de um som agudo, que pode fazer com que uma pessoa fique surda. (Depois vem um som com mais intensidade e com um tempo maior de duração (pela entrada e saída de carga da atmosfera) e por último os sons graves que seguem o relâmpago pela atmosfera).

Geralmente a duração de um trovão varia de acordo do local em que a pessoa está e o local de onde o relâmpago sai, mas geralmente o tempo que ele pode durar é de 5 a 20 minutos.