Aproximação Inicial:

De acordo com a vivência dos alunos, questionar:

• Quais os tipos de plantas que vocês conhecem?
  • Quais são os fatores que o solo precisa ter para o plantio?
  • Os alimentos podem ser de origem animal, vegetal e mineral?
  • Por que a carne, os ovos, o leite e seus derivados são importantes?
  • Por que as raízes, os grãos, as frutas e as verduras protegem o nosso corpo contra doenças.

Objetivos:

• Conhecer as características das frutas, legumes, raízes e verduras mais comuns, identificando os tipos diferentes, o ambiente onde se desenvolvem e até sua utilidade no equilíbrio da saúde humana.
  • Dar ênfase ao assunto de ecologia e a higiene adequada com todos os alimentos trabalhados.
  • Compreender que alguns fatores, como a alimentação, asseguram o crescimento dos seres vivos.
  • Identificar o processo de crescimento das plantas.

Procedimentos:

Solicitar os materiais necessários para a experiência da germinação da semente do feijão:

• Grãos de feijão, potes plásticos, terra ou algodão, água.
  • Caneta e papel para registrarem as observações feitas.
  • Pesquisa na internet.
  • Cartazes.

Preparar os potes para que sejam plantados feijões.

As crianças irão acompanhar por alguns dias e registrar o que observaram nas plantações de feijões: início da germinação, com 2 dias, com 5 dias, com 10 dias e com 15 dias.

Pesquisar com os alunos como é a alimentação diária de cada um.

Fazer um debate dos alimentos que são necessários para a nossa saúde.

Procurar na Internet como deve ser a alimentação e elaborar cardápios para uma alimentação diária saudável.

Pode-se também pedir para os alunos vários frutos e fazer uma salada de frutas.

Avaliação:

• Pedir para os alunos fazer um relatório do que eles observaram durante a germinação e do que a semente precisou para germinar.