Colégio Web

Tocantins

Publicidade

Tocantins é um estado que está situado na parte ventral da região Norte do Brasil.Sua capital, Palmas, é a cidade mais jovem do país.

Neste Estado, também está a maior ilha fluvial do mundo, Ilha de Bananal. Sua economia baseia-se no comércio e na agricultura.

Portanto, o setor de serviços é o principal responsável pela formação do PIB estadual. No Tocantins, esse segmento da economia se concentra na capital, Palmas, e nas cidades localizadas próximas à Rodovia Belém-Brasília, pois o fluxo de pessoas é intenso nessas localidades.

A agropecuária é a atividade responsável por, aproximadamente, 99% das exportações do estado. A pecuária bovina de corte é um dos grandes elementos econômicos do Tocantins. O estado também é grande produtor agrícola, com destaque para o cultivo de arroz, mandioca, cana-de-açúcar, milho e, principalmente, soja.

O setor industrial está concentrado nas cidades de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Paraíso do Tocantins. As principais indústrias são a de produtos minerais, de borracha e plástico, agroindústria e alimentícia. Sua produção é destinada principalmente ao consumo interno. Outro destaque na economia do Tocantins se refere à mineração, visto que o estado possui grandes quantidades de ouro e calcário.

O Tocantins fica localizado na Região Norte, tendo a cidade de Palmas como capital.A população é estimada em cerca de 228.332 pessoas, além daqueles que moram na capital e outros 138 municípios.

O número de moradores do Estado do Tocantins, conforme dados do senso populacional realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1.383.445 pessoas, distribuídas em uma área 277.621,858 km2. As pessoas que nascem nessa região são chamadas de tocantinenses.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados