Colégio Web

São Paulo

Publicidade

São Paulo está localizado na região Sudeste com 645 municípios. A sua capital tem o seu mesmo nome: São Paulo.O setor industrial é um dos mais especializados de São Paulo. Com várias montadoras, especializas em peças e produtos químicos, a grande São Paulo se destaca em relação a outras cidades menores. Essas últimas, buscam se destacar no setor têxtil.

O polo agropecuário também é bem desenvolvido, bem como o setor alimentício. A refinação do açúcar, o processamento do café e alguns frigoríficos também se destacam em São Paulo e cidades próximas. Com esse boom industrial, muitos trabalhadores se organizaram em sindicatos para atuar na região da grande São Paulo. Isso aconteceu desde 1979.

O café, desde tempos remotos, também contribuiu para o desenvolvimento econômico de São Paulo. Com mais consumidores solicitando o produto, a indústria ganhou seu espaço e São Paulo foi se tornando a grande metrópole brasileira.

O interior de São Paulo também foi beneficiado com o desenvolvimento econômico da capital. É o caso das cidades médias que tornaram-se mais dinâmicas. O maior parque industrial brasileiro está localizado em São Paulo.

Metrópole

Em 22 de janeiro, já no ano de 1532, o estado de São Paulo começava a ser colonizado por Martim Afonso de Souza. Ali surgia a fundação de uma das mais antigas vilas do país.

Hoje, a Vila de São Vicente. Em 1554, a concentração jesuítica passou a ser comandada pelos padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega. Eles subiram as serras e passaram a atuar no colégio que, mais tarde, seria espaço de alfabetização. A catequização dos índios se deu no alto das colinas, para que a cidade também pudesse se expandir nas regiões próximas ao colégio.

No século XVII, com o começo das bandeiras e entradas, mais capturas indígenas foram registradas e o território só se expandia. Com o ouro e as pedras preciosas, chegavam também a exploração da mão de obra. Foi no final do século que os bandeirantes de São Paulo já estavam concentrados nas proximidades de São João Del Rei.

A independência do Brasil foi proclamada por D. Pedro I, no solo dos paulistanos, em 7 de setembro de 1822.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados