Colégio Web

Rondônia

Publicidade

Rondônia está situada na região Norte, com 52 municípios. Porto Velho é a capital de Rondônia. O estado de Rondônia fica localizado na Região Norte. Tem área formada por 237.590,864 km2 e, em 2010, população estimada em 1.562.409 habitantes a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na capital, Porto Velho, há 428.527 moradores. Quem nasce em Rondônia é chamado rondoniano. Ao todo, 52 municípios compõem o território desse estado.

Houve queda no processo de expansão da mineração e, depois da Proclamação da República, a região perdeu importância econômica. Só no início do século XX a borracha acabou trazendo novos ares para a economia de Rondônia.

Em 1943 houve a criação do Território Federal do Guaporé, com áreas do território do estado do Amazonas e do Mato Grosso. Em 1956, a região passou a ser chamada de Território Federal de Rondônia. Era uma homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

A castanha do Pará é um dos itens que, junto com a borracha, promove a pujança do estado. Assim como as jazidas de cassiterita, que aceleraram o desenvolvimento e o povoamento de Rondônia. Isso só foi possível porque em 1982 conquistou-se o status de estado, já com 13 municípios e a capital Porto Velho. São eles: Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, Jaru, Pimenta Bueno, Colorado do Oeste, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Espigão do Oeste e Costa Marques.

No período que antecede a colonização, a área tinha muitas tribos indígenas. Algumas dessas tribos:
Aruás (Língua aruá);
Cintas-largas (Tronco Linguístico: Tupi Monde);
Gavião Monde (Tronco Linguístico: Monde);
Jabutis (Tronco Linguístico: Jaboti);
Canoês (Tronco Linguístico: Kanoê);
Karipuna, Amondauas (Tronco Linguístico: Tupi-Guarani);
Caritianas (Tronco Linguístico: Arikem);
Araras-caros (Tronco Linguístico: Ramarama);
Kaxarari (Tronco Linguístico: Pano);
Kwazá (Tronco Linguístico: Kwazá);
Macurap, Sakurabiat (Tronco Linguístico: Tupari);
Nambiquaras (Tronco Linguístico: Nambikwara);
Oro-uins (Tronco Linguístico: Txapakura);
Paiter (Tronco Linguístico: Monde);
Tuparis (Tronco Linguístico: Tupari)

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados