Colégio Web

Rio Grande do Norte

Publicidade

É uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situada a nordeste do Nordeste, tem limites com o Oceano Atlântico a norte a leste, a Paraíba a sul e o Ceará a oeste. É dividida em 167 municípios, com área total de 52 811,126 km², o que corresponde a 3,42% da área do Nordeste . No caso do Brasil, equivale a 0,62% da superfície total da nação. É um pouco mais ampla que a Costa Rica.

Possui uma população que ultrapassa três milhões de habitantes e é o décimo mais populoso estado do país. O Índice de Desenvolvimento Humano é um dos melhores, com maior renda per capita do Nordeste e a melhor expectativa de vida do Norte-Nordeste, que nas últimas pesquisas resultou em 74 anos, já acima das médias nacional (73,8 anos) e regional (71,2 anos).

Curiosamente, nas estrelas da bandeira nacional, passa a ser representado pela estrela Shaula (λ Scorpius).
Por conta da disposição geográfica, tem vértice a nordeste da América do sul. É considerado um estado esquina do Brasil. Com o continente, uma posição que também permite se projetar para o Atlântico.

O litoral do Rio Grande do Norte tem área aproximada de 400 quilômetros e é muito apreciado pelos moradores e turistas que ali se deliciam com as belezas naturais. No aspecto econômico, o setor de serviços acaba sendo destaque.
Uma curiosidade: por ter um clima bem peculiar do semiárido, abrangendo boa parte do litoral norte, acaba sendo um dos maiores produtores de sal do Brasil. Responde por 95% dessa produção nacional.

Foi povoado por alguns fluxos migratórios oriundos dos Andes, com muitos moradores do Rio Grande do Norte se deslocando para a área praieira do Brasil. Um estado que conviveu com várias invasões de estrangeiros, especialmente vindos da Holanda e França. Em 1822, quando o Brasil se tornou independente de Portugal, o Rio Grande do Norte passou a ser província e, com a queda da monarquia e chegada da República, transformou-se em um estado. Pedro de Albuquerque Maranhão foi o primeiro governador. A capital, Natal, tem hoje o governador Robinson Faria, eleito para mandato até o ano de 2018.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados