Colégio Web

Rio de Janeiro

Publicidade

O charmoso estado do Rio de Janeiro, que tem capital com o mesmo nome, fica localizado no sudeste do Brasil. É a maior área para intervenção do turismo internacional do país e da América Latina, também na área do Hemisfério Sul. A capital do Rio de Janeiro é bem popular no exterior, acaba sendo um recorte das belezas nacionais. Infelizmente, também acaba sendo retrato dos aspectos negativos, como é o caso da violência e desigualdade social.

Segunda maior metrópole do Brasil depois de São Paulo, aparece como a sexta maior da América e a trigésima quinta maior metrópole do mundo. Chamada de Cidade Maravilhosa, abriga os cariocas, aqueles que nascem no Rio de Janeiro.

Hoje, parte do Rio de Janeiro já é considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade. A Unesco a classifica com o nome “Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”, desde 1 de julho de 2012.

Em termos econômicos, de cultura e finanças, também se destaca internacionalmente. Os principais ícones da beleza carioca: Pão de Açúcar, o morro do Corcovado e a estátua do Cristo Redentor, as badaladas praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, o Estádio do Maracanã, o Estádio Nilton Santos, a boemia do bairro da Lapa e seus arcos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o centro florestal da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, Paquetá. Dentre os eventos e elementos culturais marcantes, temos o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba.

O segundo maior PIB do país está no Rio de Janeiro, que em 2007, pelo IBGE, foi de 140 bilhões de reais. Abriga a sede da Petrobrás e o maior conglomerado de comunicação da América Latina: as Organizações Globo.Possui várias universidades, acaba sendo um polo de pesquisa no Brasil. E foi, historicamente, capital do Estado do Brasil (1621-1815), como colônia do Império Português, desde 1763 até 1815. Em seguida, do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822). Foi capital do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960. Nesse período, passou a ser sede do governo mas acabou sendo transferida para Brasília, que havia sido construída para tal fim.

Possui encantos espalhados entre o mar e a montanha. Sua capital recebe o mesmo nome: Rio de Janeiro.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados