Colégio Web

Pernambuco

Publicidade

O estado do Pernambuco está situado no centro-leste da região Nordeste e faz limites com os estados da Paraíba (N), do Ceará (NO), de Alagoas (SE), da Bahia (S) e do Piauí (O). Também é banhado pelo oceano Atlântico e ocupa uma área de 98 149,119 km² no Brasil, sendo parecido com a proporção territorial da Coreia do Sul. Os arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo também fazem parte de Pernambuco, que tem Recife como capital. A sede da administração é o Palácio do Campo das Princesas.

Recife é um dos locais mais antigos da América Portuguesa, tendo sido rica colônia e capitania. Soube como explorar a indústria que exportava o açúcar e teve vários momentos marcantes na história do país: Batalhas dos Guararapes, Insurreição Pernambucana, espaços para surgimento do Exército Brasileiro. Foi berço de movimentos com caráter nativista e ideias libertárias: a Guerra dos Mascates, a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira.

De rica cultura popular, passa a ser berço de diversas manifestações como o frevo, maracatu e vasto patrimônio histórico, com destaque para detalhes do período colonial. Em 1990, com o surgimento do manguebeat, amálgama do rock, do pop, do rap e do funk, teve Chico Science como grande expoente da cultura pernambucana.
Alguns dos nomes de destaque do grupo de intelectuais e artistas pernambucanos: Mário Schenberg, José Leite Lopes, Leopoldo Nachbin e Paulo Ribenboim; Paulo Freire, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira e Nelson Rodrigues; Gilberto Freyre, Joaquim Nabuco, Josué de Castro e Joaquim Cardoso; Luiz Gonzaga, Bezerra da Silva, Alceu Valença e Naná Vasconcelos; Chacrinha, Marco Nanini, Guel Arraes e Aguinaldo Silva; artistas como Romero Britto, Francisco Brennand, Andree Guittcis e Aloísio Magalhães. Frei Caneca, Araújo Lima, Correia Picanço e Cardeal Arcoverde dentre diversos outros nomes levam a cultura pernambucana no sangue.

Bastante populoso, ocupa o sétimo lugar nesse quesito e tem cidades importantes como Caruaru e Petrolina. Possui o décimo maior PIB do país, sendo chamado de “leão do Norte” em referência ao período das capitanias hereditárias.

Pernambuco é um dos principais centros de atração turística do Brasil, devido sua cultura mais sua beleza natural. 

Isso pode ser observado através do aumento de turistas no decorrer dos anos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados