Colégio Web

Paraíba

Publicidade

Fica localizada na área leste da Região Nordeste, fazendo limite com três estados: Rio Grande do Norte (norte), Pernambuco (sul) e Ceará (oeste). Sua A extensão é de 56 469,778 km², podendo ser comparada a Croácia.

Mais de 3,9 milhões habitantes colocam a Paraíba como o 13º estado mais populoso do Brasil. Sua capital, João Pessoa, também não fica de fora. O estado tem quatro mesorregiões, 23 microrregiões e 223 municípios. Acima de 100 mil habitantes, há as cidades de Campina Grande, Santa Rita, Patos e Bayeux. O estado tem um relevo razoável, com altitudes não muito baixas: 66% do território varia de 300 até 900 metros de altitude. Paraíba, Piranhas, Taperoá, Mamanguape, Curimataú e do Peixe são rios de destaque.

A economia é movimentada pela agricultura (cana-de-açúcar, abacaxi, mandioca, milho, feijão), indústria (alimentícia, têxtil, de açúcar e álcool), pecuária e turismo.
No século XVII, entre as duas primeiras décadas, a França ocupou a região e manteve relações que geraram indígenas potiguares. Em 1585 João Tavares defendeu a área e fez com que a paz dos índios fosse retomada, mas apenas em 1599. A varíola foi uma grave e forte tragédia da região que era marcada por revoltas indígenas e tráfico de escravos.

Em 1753 a Paraíba passou a ser considerada de Pernambuco, retomou a independência em 1799. Participou da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador (1825). Em 1930, Getúlio Vargas indicou João Pessoa como vice-presidente do Brasil. Naquele período, administrou como governador do estado. Tragicamente, João Duarte Dantas assassinou João Pessoa e levantou o estopim para a Revolução de 1930.

Paraíba possui 223 municípios. E sua população estimada é de 3.595.886 habitantes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados