Colégio Web

Minas Gerais

Publicidade

O estado de Minas Gerais está localizado na região Sudeste, com 853 municípios. Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais.

Minas é o estado da região Sudeste que faz divisa com outras sete unidades da federação: Bahia, ao norte; Goiás, a oeste (outra divisa menor com o Distrito Federal); Mato Grosso do Sul, a sudoeste; São Paulo, ao sul, Rio de Janeiro, a sudeste; e Espírito Santo, a leste.

Com área de 586.522.111 km², segundo o IBGE, tem população de 20,5 milhões de habitantes. Quase seis milhões de habitantes moram na área metropolitana, em Belo Horizonte. Outros tantos, no local chamado triângulo mineiro e próximo de Goiás. O triângulo mineiro é formado pelos municípios de Uberlândia, Uberaba, Araguari e outras cidades menores. De acordo com o IBGE, a população de Minas Gerais só perde, em número, para o estado de São Paulo.

Com uma geografia formada por planaltos, tem altitudes bem acima da média, com variações de 1.200 e 1.400 metros em relação ao nível do mar. O clima, por conseguinte, varia entre o tropical e o tropical de altitude, com temperaturas médias de 26ºC e duas estações bem definidas: uma quente e chuvosa, entre Outubro e Março, e outra seca e um pouco mais fria, entre Abril e Setembro.

Em Minas, como o próprio nome indica, a atividade mineradora ainda é recorrente. As minas de Nióbio são as maiores e mais lucrativas. Hoje, no Brasil, Minas responde pela extração de 29% do minério brasileiro.

O ciclo econômico de Minas é marcado, principalmente, por minérios. O próprio nome já aponta para tal pujança. A extração principal ocorreu nas três minas de Nióbio, as mais amplas do mundo, com período de 400 anos.

Daí que o estado passa a ser responsável por 29% de toda a extração mineral do país. E por 51% da extração do ferro no Brasil. Mas, também há outras possiblidades econômicas no estado. A presença marcante de indústrias, o setor automobilístico e o fomento às indústrias de base são aspectos importantes. Já na agropecuária, o destaque vai para produção de carne bovina, milho, soja, cana-de-açúcar e, especialmente, leite e café.

O potencial do turismo soube ser bem aproveitado pelo povo mineiro, com inclusão da capital e principalmente as cidades do interior, em função do grande potencial histórico das vilas. Os destinos do estado mais procurados, além de Belo Horizonte, são: Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Uberlândia, São João Del Rei, entre outras cidades.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados