Colégio Web

Mato Grosso

Publicidade

O Mato Grosso já foi pertencente à Espanha. Foi esse país quem primeiro passou por aquelas em 1525 à procura de novidades na Bolívia, com passagem pelos rios Paraguai e Paraná. Depois, portugueses também apareceram em busca de riquezas. Por fim, os jesuítas espanhóis começaram o processo das missões.

Foi em 1718 que os bandeirantes iniciaram a retirada de ouro no rio Coxipó, com amplo povoamento na região. Depois, em 1726, surgia a Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Em 1748, a capitania de Cuiabá, lugar propício e cheio de benefícios para quem quisesse criar raízes.

Em 1750, o Tratado de Madrid começou a reconhecer tais conquistas. Depois, surgia a Vila Bela da Santíssima Trindade. Entre 1761 e 1766, por disputas entre portugueses e espanhóis, o Mato Grosso passou a ser exclusivamente um território brasileiro. Isso em meados e 1802.

No começo do século XIX, houve redução na extração do ouro. A população, com a crise econômica, parava de crescer e gerou conflitos que redundaram a interferência do governo federal. Foram as estradas de ferro construídas naquele espaço que chamou novo fôlego à economia, com a chegada de gado e extração de seringa.

Em 1977, o Mato grosso é dividido em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados