Colégio Web

Mato Grosso do Sul

Publicidade

O Mato Grosso do Sul, nos primeiros momentos da ocupação, passou por processos fluviais do rio Paraná e Paraguai. Foi assim que o domínio espanhol se instalou nessa área, atravessando o Rio Prata e em busca de minérios no norte. Já os bandeirantes, queriam a área antiga do Mato Grosso mas também usavam o rio Paraguai.

A ocupação final acabou se dando, entretanto, por meio da pecuária e agricultura. Já com povoamento e extrações vegetais, especialmente da erva-mate. As primeiras cidades: Ponta Porã e Porto Murtinho.

De outro modo, a linha de ferro do país, no começo do século XX, fez com que houvesse explosão demográfica e econômica no estado. O domínio fluvial cedeu e a estrada de ferro trouxe benefícios. O Paraguai passou a ser importante porto da região.

O movimento separatista aconteceu no século XX, já no início, quando o coronel começou a se debater com os rebeldes. A economia poderia ser atingida e houve a construção de uma Liga Divisionista, criada para que houvesse unidade naquele ente federativo.

Em 1977 uma lei complementar do general Geisel dividiu o Mato Grosso em Sul e assim surgia o novo estado de forma efetiva. Com interventor, de início, mas depois com o surgimento da primeira eleição para governador.

Atualmente a população de Mato Grosso do Sul é de 2.265.021 habitantes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados