Colégio Web

Amazonas

Publicidade

O Amazonas é o maior estado do Brasil, com território mais extenso, numa área que soma 1 559 159,148 km². Em termos de subdivisões mundial, constitui-se como a nona maior área. A título de comparação, supera a Espanha, Suécia, Grécia e França todas juntas. Ou, poderia ser considerado o 18° maior país em termos de área territorial no mundo, um pouco maior que a Mongólia.

No mapa do Brasil, também é maior que os noves estados da Região Nordeste. É o equivalente a 2,25 o estado do Texas, nos Estados Unidos da América. Com 62 municípios e área média de 25 335 km², o estado do Amazonas tem no município de Barcelos a sua maior extensão territorial, com 122 476 km² . O menor município é o de Iranduba, que totaliza 2 215 km².

Em termos nacionais, o estado do Amazonas pertencente à região Norte é o segundo mais populoso dentro de sua macrorregião. Com mais de 3,8 milhões de habitantes totalizados em 2014, passou a ser superado apenas pelo estado do Pará. Dois dos municípios amazonenses são os mais populosos, com mais de 100 mil habitantes: Manaus, que é a capital e possui mais de dois milhões de habitantes, responde por 60% da população do Amazonas. Ao lado, Parintins. Que conta com mais de 110 mil cidadãos.

Na divisão do Amazonas, estão compreendidas 13 microrregiões e 4 mesorregiões. Os limites com o Pará são a leste, Mato Grosso a sudeste, Rondônia e Acre ao sul e sudoeste. Também faz divisa com Roraima, Venezuela, Colômbia e Peru.

História: Peru tentou conquistar o Amazonas

Foi em 5 de setembro de 1850 que se deu a criação da Província do Amazonas. Desmembrada do Grão-Pará, surgiu justamente em função da magnitude territorial desse território, com a capital Belém. Nesse período, o Peru também estava interessado em ampliar suas divisas e para tal fim esteve aliado aos Estados Unidos.

Em termos geográficos, o Amazonas possui reduzidos índices de densidades demográficas. Só supera o estado de Roraima. De acordo com as últimas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a densidade demográfica do Amazonas passou a equivaler os 2,23 habitantes por quilômetro quadrado.

Com cobertura florestal de 98% das suas áreas, a preservação é uma tônica no estado. Amplos mananciais de água estão ali concentrados e são os maiores do planeta. Daí o fato do Amazonas ser considerado a grande rede hidrográfica do planeta e com particularidades várias: precipitação, altitude, vegetação são algumas das influências hidrográficas. O rio amazonense é navegável e serve de meio de transporte durante todo o tempo.

Em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), está em empate com o estado do Amapá. Possui o maior PIB dos estados do Norte e uma região metropolitana que ultrapassa os 2,2 milhões de habitantes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados