Franquias são uma extensão de um negócio que é disponibilizada por franqueadores (aquelas empresas que disponibilizam as franquias) para que investidores adquiram o direito de usar determinada marca ou patente e realize a distribuição exclusiva ou parcial de produtos e serviços.

Trata-se de um mercado bastante variado do qual o investidor pode adquirir uma franquia a baixo custo e adquirir lucros altíssimos. É um negócio bastante rentável, desde que a pessoa que deseja se tornar uma franquiada opte por sistemas mais simples que dispensam grandes segredos de sucesso.

Vale a pena abrir uma franquia

As franquias, na verdade, são a extensão de uma marca que já obteve sucesso. Esse, sem sombra de dúvida, já é um pontapé inicial e certeiro para quem deseja investir suas moedas nesse sistema de negócios. Você não precisa, por exemplo, se preocupar em investimentos com publicidade ou marketing para alavancar o seu negócio, uma vez que ele já é reconhecido.

Por conta da credibilidade de mercado já existente da marca do franqueador, é possível que o franqueado assegure diversos benefícios como, desconto em preços de produtos, prazos mais longos para pagamentos ou condições especiais em negociações. O empresário de uma franquia, conta ainda, com a vantagem de que o grande público possivelmente já conhece aquela marca do franqueador, trazendo ao negócio consumidores fidelizados.

A probabilidade de uma franquia garantir maior retorno financeiro é muito maior do que se um investidor utilizasse o mesmo capital para investir na criação de uma marca nova. O franqueado além de andar por caminhos já conhecidos, é recebido por uma grande estrutura, como treinamentos e orientações.

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Vantagens de abrir uma franquia

Existem outras vantagens em se abrir uma franquia que valem a pena ser destacadas. São elas:

  • Independência – Embora seja uma parcela de um todo, a franquia permite que ao franqueado liberdade tanto jurídica, quanto financeira;
  • Facilidade – No momento da instalação da franquia, o franqueado tem total assessoria do franqueador, que o guia na escolha do ponto, na projeção da unidade e na aquisição de materiais e produtos para o negócio;
  • Pesquisas e desenvolvimento – Esse custo não será do franqueado, uma vez que o franqueador fica a cargo de fornecer o custo necessário para o melhor desempenho do negócio;
  • Economia – Os custos referentes a publicidade ou investimento de maquinário são divididos entre nos franqueados, que passam por um processo chamado de central de compras, onde o abatimento dos custos é inevitável, favorecendo a economia.