O tênis é um esporte surgido na Inglaterra em que dois ou quatro jogadores podem jogar em uma quadra similar ao do vôlei. Para se jogar é necessária à utilização de raquetes próprias para este tipo de esporte, a quadra pode ser de cimento, saibro, sintética, no centro existe uma rede delimitando os campos.

O objetivo do jogo é rebater a bola além da meia quadra adversária isso inclui o alvado do lado oponente fazendo com que ela quique mais de uma vez.

É um esporte que não tem distinção sexual, ambos os sexos podem jogar em duplas que podem consistir em (dois homens ou duas mulheres) ou misturando (um homem e uma mulher na mesma equipe)

Sistema de pontuação

Tenista

O sistema de pontuação consiste em um sistema complexo, que subdivide o jogo em games/jogos e sets/partidas. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar.

No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo/encontro aquele que atingir um número de sets pré-definido – geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

Média salarial do tenista

O salário varia de acordo com o nível do jogador, alguns começam em torno de R$500 e R$1.000, posteriormente como profissional pode chegar há R$20.000, bem como a milhões, dependendo do sucesso. Um exemplo mais explicativo (utilizando o torneio US Open):

• Vencedor U$ 1700 000
  • Finalista U$ 850 000
  • Semifinalista U$ 400 000

Tenis

Mercado de trabalho

Os profissionais de educação física ainda não atentaram para este filão que cresce consideravelmente a cada ano. O retorno financeiro é grande se comparado aos profissionais ligados apenas à Educação Física.

A procura por aulas tem sido grande, já que a maioria dos praticantes apresenta um nível baixo (iniciante na maioria dos casos e intermediário em outros). Esse tem se mostrado um dos campos mais promissores no setor esportivo o profissional de tênis ou tenista.

Assim sendo novos campos surgem para o profissional, arbitragem, escolinhas, tênis nas escolas, docência e pesquisa no ensino superior, organização de eventos esportivos, entre outras opções.