Você sabe o que é taxidermia ou taxiodermia? Esse é um assunto muito interessante. Vale a pena você conferir. Então, vamos à leitura!

O que é taxidermia ou taxiodermia?

Essa expressão é bem antiga e o termo vem do grego que significa “dar forma à pele”. Toda profissão é uma arte e essa sem dúvida precisa de muito talento e de muita técnica. A taxidermia consiste em montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. Essa técnica consiste em preservar as características do animal, sua pele e seu tamanho, a fim de que pareça o mais real e natural.

Essa técnica desenvolvida é usada para exposições como em museus (Museus de Zoologia), na criação de coleções científicas, em exposições, proporcionando maior entretenimento e cultura para toda população. Costumamos dizer que os animais estão “empalhados”, mas essa é outra técnica que consiste na utilização de palha ou barro para compor o animal.

Taxidermia

Essa profissão é muito antiga e encontramos registros a cerca de 2.500 a. C no Império Egípcio em que se podiam observar animais de estimação empalhados.

A finalidade dessa profissão é de resgatar as características de várias espécies já em extinção para estudo e pesquisas, assim como a reconstituição de determinadas características físicas , assim como o habitat de cada animal. É uma profissão de grande importância para estudo de pesquisadores de todo o mundo e o aprendizado de novos alunos servindo de material didático.

Esse procedimento assim como a descoberta de novas técnicas é realizado por biólogos que, além de possuírem o conhecimento sobre a área de biologia, aprendem anatomia, comportamento, artes plásticas, química, ecologia, entre outras. É um profissional completo e precisa de todo esse conhecimento para aquisição de novas experiências atualizando e reforçando a importância da profissão. Antes, a taxidermia não era reconhecida por lei e não se tinha os mesmos direitos de qualquer outra profissão. Taxider

A taxidermia atende um público bem diversificado como caçadores, criadouros de animais, museus de história natural, zoológicos, donos de animais domésticos, universidades, além da televisão, teatro e cinema.

Técnicas da taxidermia

nelson dreux

Na preparação de animais, são várias as técnicas existentes. Algumas delas são: montagem para exposição, montagem de esqueleto, montagem de pele cheia, montagem em série, técnica de modelagem em resina, preparação de pele com curtume, infiltração e diafanização por meio de parafina e fixação.

Destacamos um grande profissional, senão o mais importante e renomado, o taxidermista Nelson Dreux, que criou várias técnicas de preenchimento de animais com plástico bolha. Além disso, usa resina para a fabricação dos olhos dos animais e criou a serragem sintética com material reciclável.