A entrevista é um método de coleta de informações em qual consiste em conversas orais, individuais ou de grupos, com varias pessoas selecionadas cuidadosamente, cujo grau de pertinência, validade e fiabilidade é analisado na perspectiva dos objetivos da escolha de informações.

As entrevistas de emprego estão mais complicadas e nela sua atitude é fundamental para a conquista de uma vaga. O seu desempenho durante a entrevista é mais importante que o currículo, ou o resultado nos eventuais testes psicológicos utilizados pela empresa contratante.

De acordo com alguns estudos de consultorias especializadas em recrutar diretores e presidentes no mundo inteiro, concluiu o que, na pratica, headhunters (caça-cabeças) e candidatos já sentem na pela que as entrevistas de trabalho não são mais comprovações de competências técnicas e realizações passadas, na verdade, elas se caminham para tornar avaliações comportamentais, em que o candidato é avaliado desde o primeiro contato que é feito por telefone.

Os entrevistadores estão cada vez mais rigorosos, e o candidato precisa estar super bem preparado para ver, em poucos minutos, sua vida profissional ser detalhada. Caso o candidato passe pelo contato telefônico, o profissional terá uma conversa pessoal, onde serão abordados assuntos das fases mais complicadas da carreira, aquelas que podem envolver arrependimentos, pontos fracos e decisões equivocadas. Isso não quer dizer que é para o candidato se constranger e, sim para conhecer quem estar por trás daquele estereótipo de candidato ideal. O objetivo deste método de entrevista é descobrir se a inteligência emocional do candidato ou seu estilo social combinam com a vaga em aberto e com a empresa.

Dicas:

A presença física é como a embalagem de um produto, precisa ser atraente e adequada ao cargo que pretende ocupar, isso não quer dizer que você precisa ser um modelo de beleza, mas simplesmente que procure passar uma impressão favorável desde o primeiro momento. Se vestir com bom gosto e de forma adequada ao cargo que pretende ocupar, e observar os cuidados básicos sobre higiene pessoal, sem exageros com pintura e perfumes. Ter uma postura pessoal de entusiasmo, autoconfiança e a maneira de se expressar segura e objetiva, poderá causar um impacto positivo no entrevistador.

• Prepare-se antes da entrevista;
  • Se informe melhor sobre a empresa e seu setor de atuação;
  • Saiba para qual vaga irá concorrer;
  • Leia notícia e mantenha-se atualizado sobre os assuntos em evidência na mídia, principalmente os que têm relação com atividade da empresa;
  • Apresente-se bem;
  • Desligue o celular assim que chegar, caso precise manter o mesmo ligado por algum motivo importante, avise o entrevistador;
  • Leve seu currículo e esteja preparado para dar mais detalhes sobre qualquer informação que nele consta;
  • Se organize para chegar uns 15 minutos de antecedência;
  • Mostre segurança a falar de si mesmo;
  • Destaque bons resultados obtidos em sua experiência profissional ou escolar, mas sem exageros;
  • Mantenha sempre a formalidade, por mais cordial que o entrevistador seja, evite piadas, e fale de sua vida pessoal se ele perguntar;

Diante de uma entrevista de emprego, demonstre paixão pelas suas ideias, entusiasmo pela possibilidade de vir a trabalhar nesta empresa e, confiança em sua capacidade de estar à altura do cargo que pretende.

Curso Online

Quer saber mais? Preparamos um conteúdo completo, para você se dar bem em uma entrevista, acesse o site https://www.iped.com.br/iniciacao-profissional/curso/sucesso-em-uma-entrevista-de-emprego e faça sua matricula, o inicio é imediato.

Bons estudos!