Colégio Web

Segurança na Internet

Publicidade

A internet é uma rede mundial de computadores, ou seja, computadores interligados com capacidade de transferir informações uns para os outros.

Quando saímos de casa, tomamos alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet é a mesma coisa, devemos colocar em prática alguns procedimentos de segurança, pois podemos sofrer alguns golpes como, espionagem e roubo de senha ou arquivos são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem sofrer.

Através de e-mail, msn, facebook e outros, o usuário pode ter seu computador invadido, por criminosos da internet, que são chamados de cybers ou hackers, essa invasão pode trazer sérios problemas aos usuários, pois sua privacidade é invadida e suas informações pessoais armazenadas em seus computadores roubadas, isso pode ocorrer em computadores de empresas também, com isso nos leva a refletir que não podemos simplesmente ligar o computador e conectar a internet e utilizar.

Nos dias de hoje a internet nos da o privilegio de fazer quase tudo virtualmente, podemos comprar, vender, estudar e até mesmo fazer cursos de nível superior, pode-se fazer também transações bancarias, tudo isso e muito mais outras coisas usando essa ferramenta chamada Internet. Mas, todos esses recursos devem ser utilizados com moderação, pois mesmo assim você poderá ter problemas como a senha que pode ser roubada e sua conta bancária invadida e roubada, ate mesmo uma simples conversa pelo bate papo pode acarretar problemas sérios, como o roubo de informações pessoais.

Para que seu computador esteja seguro para navegar na internet é preciso que tenha um software de antivírus, ou seja, um programa instalado no computador para evitar que ele seja contaminado. Muitos dos vírus usados pelos hackers ultrapassam o antivírus, por exemplo, os chamados vírus espiões, esse vírus copia todas as informações digitadas pelo usuário e estas são enviadas para o email do hacker, ou seja, qualquer informação importante ou não tão importante, como senha e outros dados.

Desta forma para que seu computador possa ser considerado seguro, é necessário que ele tenha instalado um antivírus, em alguns casos um programa chamado de firewall. O firewall é a primeira linha de defesa como hackers ou softwares mal-intencionados, como o malwares. Se configurado de maneira correta ajuda a impedir o acesso não autorizado pelo usuário do computador através da internet e da rede.

Malware: Software e/ou programa que pode instalar ou executar no computados sem que o usuário tenha conhecimento ou sem sua autorização ou controle.

Dicas de segurança:

Neste mundo virtual é necessário tomar algumas precauções, vamos mostrar algumas dicas:

  • Mantenha sempre o antivírus atualizado;
  • Troque sua senha periodicamente;
  • Crie senhas difíceis de serem descobertas;
  • Use navegadores atuais;
  • Cuidado com e-mails falsos;
  • Cuidado com os downloads;
  • Cuidado com anexos de e-mail;
  • Não digite senhas e dados pessoais em computadores públicos (ex. lan house);
  • Cuidado ao utilizar o cartão de crédito em compras online.

Então para que seu computador possa ser considerado seguro, é necessário que ele tenha instalado o antivírus, e em alguns casos o firewall. As dicas são importantes para que possamos tomar mais cuidado ao navegar na internet.

Curso Online

Quer saber mais? Acesse o site https://www.iped.com.br/informatica/curso/seguranca-internet e faça sua matrícula. O inicio é imediato e existem planos gratuitos.

Bons estudos!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados