A profissão que requer vocação na área de humanas.

O profissional formado em publicidade é responsável por criar estratégias de comunicação de marcas de produtos e empresas, de forma interativa com um público-alvo, baseando-se em técnicas e pesquisas. Seu trabalho (junção de arte e informação) deve considerar os limites estabelecidos por cada contratante e, ao mesmo tempo, convencer o cliente de forma inovadora.

O Anúncio publicitário nada mais é que um modelo de texto designado a promover uma marca ou instituição, ou promover uma ideia que influencie os consumidores.

Trabalhar com criatividade exige que você busque muitas fontes: filmes, revistas, blogs, jornal, TV, rádio, entre outras. Neste sentido, pessoas curiosas, estudiosas e bem atualizadas são as que mais fazem o perfil do publicitário, que precisa desenvolver técnicas criativas de comunicação em diversas mídias.

O curso em nível superior (graduação) tem duração média de 4 anos e aborda temas do tipo: antropologia, sociologia, filosofia, psicologia e outras. Se você está pensando em fazer parte desta área, é importante saber que a profissão exige pessoas de mente aberta (sem preconceitos), flexíveis e antenadas, pois durante a carreira é preciso lidar com a diversidade cultural, ou seja, indivíduos com diferentes níveis de orientação, diversas áreas e classes sociais.

O Mercado

O mercado de trabalho é bastante competitivo e voltado para o setor privado, com a competição cada vez mais acirrada, as empresas procuram se atualizar, se adaptar as tecnologias, novas linguagens da internet e geração de consumidores que estão cada vez mais exigentes.

A pressa para renovar a linguagem e aprofundar a publicidade às mídias digitais, se dá ao fato dos meios de comunicação social (televisão e redes sociais: Orkut, Twitter, Facebook…) investirem cada vez mais em seus consumidores, o que possibilita a criação de novos ramos de atuação para que os publicitários possam se desempenhar.

A profissão vem a cada dia ganhando mais espaço e isso ocorre por conta da crescente demanda de clientes que já não veem as campanhas publicitárias com os mesmos olhos (passivamente).

Onde podem atuar?

Em agências publicitárias os profissionais trabalham em equipe e podem ocupar cargos nas seguintes áreas:

  • Atendimento ao cliente
  • Planejamento e Comunicação
  • Pesquisa de mercado
  • Promoção e Merchandising
  • Propaganda
  • Acessoria de comunicação
  • Produção de gráfica
  • Mídia
  • New Media (estudos de mídia)
  • Criação
  • Finalização
  • Fotografia
  • Produção publicitária para mídias diversas (rádio, TV, internet e impressos)
  • Redação
  • Gerencia de produtos
  • Gerência de propaganda
  • Direção de Criação e Arte

Ficou interessado? Então, inicie seus estudos com um curso que o ajudará a ter mais noção da área. Esse certamente será o passo inicial para sua carreira. Confira os planos que preparamos para você:

https://www.iped.com.br/comunicacao-marketing-e-vendas/curso/publicidade