Colégio Web

Profissões que estão em vias de extinção

Publicidade

Algumas profissões que antigamente faziam grande sucesso e eram importantes, atualmente, deixaram de ter sua importância. Embora tiveram algumas mudanças, inclusive na lei, estão em vias de extinção. Vamos conhecer algumas dessas profissões!

O Alfaiate

A moda segue as tendências e padrões de cada sociedade. A partir do desenvolvimento e crescimento do ser humano, a moda foi se ajustamento e seguindo os padrões e o estilo de seus profissionais.

Alfaiate

A origem da alfaiataria

A alfaiataria é uma profissão que teve seu início por volta do século XVII na Europa, e posteriormente, foi se espalhando pelo mundo. Essa é uma arte realizada pelos profissionais que criam roupas masculinas como ternos, calças, coletes, camisas, paletós e muitas outras para compor o visual masculino. As roupas são criadas de forma personalizada, sob medida, de forma exclusiva e artesanal. Sendo assim, o alfaiate pode ser considerado como um artesão, um artista que cria e faz arte.

A alfaiataria em démodé

Com o avanço da tecnologia e a Revolução da Indústria essa profissão se tornou démodé, ou seja, fora de moda, pois é uma profissão que está em vias de extinção.  Por esse e muitos outros motivos o alfaiate passou a ter outras atribuições no mercado.

Novas atribuições do alfaiate

O alfaiate aprendeu e se aperfeiçoou em novas profissões como estilista e figurinista. O estilista possui a atribuição de criar e confeccionar  roupas masculinas e femininas, enquanto o figurinista tem a função de organizar e conservar os figurinos.

Importância do alfaiate

O alfaiate é um profissional de grande importância para o movimento da moda, para quem gosta de peças exclusivas e com caimento perfeito. Antigamente, os homens tinham um cuidado especial com a aparência e admiravam um terno perfeito com excelência no acabamento. Um homem bem vestido era questão de status, requinte e elegância.

Com o avanço tecnológico, as indústrias fabricaram roupas em maior quantidade de variedades e preços mais acessíveis.

Caixa bancario

Outra profissão que está em via de extinção: caixa bancário

O caixa bancário sempre foi um profissional dinâmico e de muita responsabilidade. Algumas das tarefas realizadas: pagamentos, manipulação de dinheiro, fechamento do caixa, entre muitas outras atribuições. Atualmente, muitos bancos dispensaram trabalhadores nessa função. Os empresários investem em tecnologia como aplicativos e softwares. Atualmente, quase todas as transações bancárias são realizadas em casa, por meio do serviço de bankline, o que minimiza o custo com funcionários aumentando o investimento em tecnologia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados