Umas das formas mais antigas de comunicação era o Rádio e depois veio a TV, esses dois meios foram tão fundamentais para o desenvolvimento da comunicação que agora são profissão. O produtor de RADIO E TV monta, define, coordena e organiza toda uma produção, edição de programas de radio e TV.

Para se tornar um profissional desta área é necessário ser muito criativo; comunicativo, com capacidade de análise crítica, flexibilidade e responsabilidades, principalmente pelas funções que vai coordenar.

Formação

O curso tem duração de 4 (quatro) anos, e as aulas, além de teóricas, são bastante práticas com atividades de comerciais de televisão, rádio, mas, é a partir do terceiro ano que o aluno passa a realizar trabalhos inerentes à área.

As matérias que serão abordadas no decorrer da graduação são:

– Introdução ao Rádio
– Comunicação e Cidadania
– Psicologia Social

Mercado de trabalho

Depois de formado, você obterá o DRT (Registro do profissional de Rádio e TV) fornecido pelo Ministério do Trabalho, o que dá a liberdade de atuar em todas as áreas técnicas de emissoras de ambas as áreas.
As principais áreas de atuação deste profissional são:

-Emissoras de rádio
-Produtoras
-Empresas de comunicação Emissoras de TV

Remuneração

Segundo o FENAJ –(Federação Nacional dos Jornalistas) o salário médio inicial do profissional de Rádio e TV é de R$ 1.641,05, variando de acordo com a região.