Colégio Web

Treinador

14 de Janeiro, dia do treinador de futebol

Publicidade

Cuidar do corpo, da saúde e se manter em forma, sempre foi importante para o bem estar mental, físico e social. Mas, para se manter assim é necessária a ajuda de um profissional especializado no assunto, o treinador.

O profissional treinador é responsável por coordenar e direcionar as atividades de uma equipe ou de somente um atleta.

Para ser profissional desta área, é preciso estar familiarizado com esportes, atividades físicas, anatomia e pessoas. Além disso, a profissão exige o conhecimento de táticas e estratégias de jogo, além de um espírito competitivo.

Existem muitos tipos de treinadores, porém o mais conhecido é o de futebol, por isso vamos conhecer qual a função deste profissional importante para o futebol brasileiro.

Formação

Para ter a formação de um treinador de futebol, os cursos mais recomendados são: educação física e esporte, além disso, existem outros cursos, fora da graduação que são voltados para profissionais do futebol.

Nesses cursos, os futuros técnicos aprendem noções do esporte, história, técnicas, fisiologia, preparação física dentre outras matérias.

Mercado de Trabalho

O mercado do futebol hoje é bastante amplo, o profissional pode atuar como professor primeiramente em escolinhas de 1º e 2º graus, clubes e com muito esforço, treinador de times grandes ou que estão crescendo.

Salário

O salário médio é de R$ 1.000 para quem começa treinando times de 4ª ou 5ª divisão. Depois de certo tempo de experiência, (10 anos ou mais) o salário é de no mínimo 30 mil reais, claro que para um profissional que treina times da 1ª divisão.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados