Colégio Web

Designer

05 de Novembro é o dia nacional do Designer

Publicidade

O termo designer foi adotado no Brasil no século XX, vem do inglês e tem como base o latim designasse, de e signum (marca, sinal) significando desenvolver, conceber

O Designer é um profissional da área de comunicação que tem a função de transmitir uma mensagem através de uma imagem, desenho, cor e textos. Além disso, ele informa, identifica, sinaliza, organiza, estimula e entretém, resultando na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Para se tornar um profissional designer são necessárias algumas características como estilo e funcionalidade. Além disso, a pessoa não necessariamente precisa só saber desenhar, mas tem de conhecer a história da arte, das cores, obras e estudá-las e assim adquirir um estilo próprio.

O mercado de trabalho

As empresas têm usado o design para introduzir diferenciações nos produtos e destacar-se no mercado, perante os seus concorrentes. Hoje ele é um dos principais instrumentos para as empresas competirem no mercado nacional e internacional. Mas, não existe somente um profissional voltado a essa área, como sabemos existem vários tipos de designers voltados a atuar cada um em uma área diferente. Veja:

Design ambiental, que procura reduzir o impacto causado pela produção em escala industrial sobre o meio ambiente, promovendo a utilização de materiais alternativos, a combinação de diferentes matérias-primas e evitando o desperdício;

Design Cênico, que projeta palcos para teatro, música, balé, cenários para cinema e produções de TV;

Webdesign, que projeta websites e apresentações gráficas para a Internet; o design de vitrines, cujo trabalho é aplicado nas lojas, melhorando a exposição dos produtos, atraindo consumidores e facilitando as vendas e o design de interfaces, que projeta as telas dos programas de computador. Entre os profissionais citados, existem outros que fazem parte da classe:

  • Design visual
  • Design gráfico
  • Design industrial
  • Design de embalagem
  • Design de moda
  • Design de produto
  • Design de interação

Design ou Designer ? 

Ainda existe muita dúvida quanto ao termo Designer, muitas pessoas confundem as palavras designer e design. Veja a diferença:

Design = Desenho – A profissão

Designer = Desenhista – O profissional

O curso

Para se formar é preciso se matricular no curso de designer, e nele são estudadas as questões relacionadas à profissão, como cores, tipografia, produção gráfica, meios de comunicação, marketing, semiótica, ergonomia, entre outras tantas necessárias.

Depois ele continua estudando, lendo, navegando, conhecendo e se atualizando, tanto técnica como culturalmente.

Com isso, ele pode estudar cada caso, analisar e vivenciar a situação do cliente, ponderar todas as variáveis, a fim de encontrar a melhor solução, de forma harmônica, viável e que traga resultados.

Salário

O salário médio inicial da área é de R$ 2,000.00 (dependendo do cargo, região e empresa).

 

 

Que tal fazer cursos grátis nessa área?

Clique aqui para fazer um curso grátis agora mesmo!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados