Colégio Web

Pescador

Publicidade

Pescador é o nome dado ao profissional que se dedica a prática pesqueira. Novidade? Nenhuma. Só que muitas vezes esse nome é atribuído àqueles que se dedicam a essa atividade como uma passatempo e nos esquecemos que muitos fazem dessa prática o seu ganha pão.

Curiosidades da profissão

1# – Conforme previsto na legislação nacional, o pescador profissional que exerce a profissão de maneira artesanal, exclusiva e ininterruptamente, fará jus ao benefício de seguro-desemprego, no valor de um salário mínimo mensal, durante o período que for proibida a atividade pesqueira para preservação da espécie

2# – Para ser um bom pescador é necessário conhecer técnicas de navegação

Pescador

3# – O pescador faz do sossego e da tranquilidade dos lagos e rios o seu habitat. Além de precisar se acostumar com isso, ele também precisa de muita paciência, pois qualquer movimento brusco pode ser fatal para o revés na sua atividade.

4 # – Saber lançar e consertar redes, além de conduzir devidamente e reparar quando necessário o barco que usa, é fundamental.

5 # – Também é importante que o pescador tenha boa visão para não “comer bola” e tenha agilidade em cada movimento.

Cuidados com a profissão

O principal cuidado que os pescadores devem ter com sua profissão parece meio óbvio. É importante que o profissional saiba muito bem por onde está navegando e evite ações imprudentes que possam oferecer risco a sua vida. Muitas vezes, nem mesmo a experiência e o conhecimento prévio são capazes de impedir ocorrências inesperadas.

Pesca

Cursos de formação

1# – Não existe uma formação específica para o profissional interessado em trabalhar com a pesca. O aprendizado vem muito com a prática e, muitas vezes, por se tratar de uma atividade que sustenta ‘a casa’ em regiões afastadas, envolve toda a família, passando de geração para geração. No entanto, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) oferece oficinas de formação de guias pesqueiros, para capacitar comunidades e a pesca infantil.

2# – Para ser profissional de pesca em alto mar, a Marinha do Brasil disponibiliza um curso específico de ensino profissional marítimo

3 # – Para ser reconhecido como profissional de pesca é preciso a carteira do SEAP (Secretaria Especial de Agricultura e Pesca), que possui diversas modalidades, entre elas a industrial e a artesanal

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados