Colégio Web

Perfumista

Publicidade

Esse ofício antigo consiste em combinar elementos com propriedades distintas, buscando produzir a fragrância dos sonhos. Um perfumista trabalha com o olfato, mas também precisa compreender a função da cor e do cheiro no imaginário humano. Conheça um pouco mais sobre a profissão e compartilhe com seus amigos.

Entenda a formação do perfumista

No Brasil, não existe uma formação específica nessa área. O que temos por aqui é a familiaridade do artesanato e a produção genuína de essências já consagradas no mercado, como lavanda e eucalipto.

Quem busca uma base mais complexa precisa ir para o exterior cursar Perfumaria em cidades como Versalhes, na França. Lá, você pode compreender as diferentes combinações químicas , as propriedades específicas das matérias primas e treinar seu olfato para diferenciar as minúcias de cada coisa. Há também cursos dados por laboratórios consagrados.

Perfumista

Quanto ganha um perfumista?

O ramo da perfumaria fatura e movimenta bilhões de dólares por ano. Há perfumistas nos laboratórios mais consagrados recebendo US$ 15.000,00 por mês. A Catho estima que, no Brasil, o salário de um profissional da área da perfumaria gire em torno dos R$ 1.000,00 no começo de sua carreira.

O processo de criação de um perfume

A produção de um perfume engloba inúmeros setores do mercado como a engenharia química e o marketing. Tudo começa na criação do conceito do perfume e sua identidade. Só então é que se começa a elaboração das notas que casarão com o conceito inicial.

Profissão Perfumista

Pensa-se ainda na correlação entre as diferentes sensações olfativas que um mesmo perfume pode provocar: a que sentimentos ao abrir um frasco, a que fixa em nossa pele e a que é leve e se modifica ao longo do tempo.

O mercado de trabalho na perfumaria

Essa é uma área em que o profissional estará submetido a uma grande pressão pela perfeição e pela entrega em curtos prazos. Os melhores perfumistas são aqueles que conseguem descobrir novas combinações, e, assim, inovar e surpreender o mercado consumidor.

Contudo, a boa notícia é que faltam profissionais na área, e as casas acabam pegando os profissionais umas das outras pela escassez que o mercado enfrenta.

O mercado pop está cada vez mais ligado à perfumaria e diversas cantoras de sucesso como Britney Spears, Lady Gaga e Beyoncé lançam perfumes anualmente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados