Colégio Web

Oceanógrafo

Publicidade

Oceanografia é o estudo que tem como intuito investigar, compreender, descrever e prever como funciona o sistema e os desdobramentos que ocorrem no oceano, rios, lagos e mares.

Os principais componentes dessa profissão são:

  • Físico
  • Químico
  • Biológico
  • Geológico

Curso

Os cinco anos de curso de oceanografia permitem a pesquisa aplicada em áreas de biologia, física, geologia ou química. A maioria dos cursos conta com um currículo que reserva metade da carga horária para aulas práticas.

Oceanógrafo

As principais matérias teóricas são cálculo, estatística, química, geologia, biologia, ecologia aquática, sistema oceano, física, bioquímica, geofísica, aquicultura, biologia pesqueira, sistemas e processos costeiros e poluição marinha.

Oceanografia: a profissão

A profissão de Oceanógrafo tem no currículo uma formação técnico-científica que  qualifica seu profissional como pesquisador de tudo que engloba a vida marinha, desde vegetais, animais e o ambiente. Com essas informações ele consegue interpretar a vida marinha como um todo, passando por fenômenos climáticos, composição dos solos e da água e a biodiversidade marinha.

A função principal de um oceanógrafo é monitorar e gerenciar projetos de conservação das áreas costeiras, a fim de preservar o ambiente e explorar de maneira racional os recursos marinhos renováveis e não-renováveis.

Os oceanógrafos podem desempenhar outras funções além das apresentadas. Algumas delas são:

  • Elaborar e executar programas de monitoramento e análise da qualidade dá água;
  • Planejar e coordenar projetos de controle da erosão de praias e construções nas mesmas;
  • Elaborar estudos de impacto ambiental e relatórios de atividades em zonas costeiras para órgãos governamentais;
  • Desenvolver tecnologias e parques de cultivo;
  • Atuar no setor pesqueiro e gerir parques marinhos e áreas de proteção ambiental.

Oceanografia

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho tem sofrido uma melhora com a alta demanda de empresas que estão visando o crescimento e têm pretensões de utilizar um sistema sustentável, mostrando a preocupação delas com o meio ambiente.

As empresas petroleiras são um filão em expansão contratando os serviços de oceanógrafos como consultores ambientais. Outra vertente são os projetos de conservação e proteção da biodiversidade, como o Tamar, Peixe-Boi e Baleia Jubarte.

Em outros setores, como o público, em que a demanda tem aumentado consideravelmente com a abertura de vagas em concursos com cargos no Ibama e Petrobras, e nas prefeituras de cidades litorâneas, o trabalho surge nas secretarias do meio ambiente para a realização do planejamento do uso da zona costeira.

Os salários-base são:

  • Oceanógrafos júniores (até 2 anos de atuação profissional na função): 6 salários-mínimos
  • Oceanógrafos plenos (2 a 4 anos de atuação profissional na função): 8,5 salários-mínimos
  • Oceanógrafos seniores (4 a 6 anos de atuação profissional na função): 12 salários-mínimos

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados