Atualmente no mercado de trabalho existem profissionais voltados a cada área de atuação, principalmente quando a demanda de pessoas e tecnologias são maiores e mais rápidas, para isso existe um novo profissional que une tecnologia e educação é o chamado design instrucional.

Design vem do inglês e tem como base o latim designasse, de e signum (marca, sinal) significando desenvolver, conceber; já a palavra instrucional quer dizer: instruir, ensinar. Ou seja, o termo Design Instrucional é usado para se referir à engenharia pedagógica; um conjunto de técnicas, métodos utilizados por professores no processo de ensino, isso juntamente com a tecnologia para facilitar a aprendizagem do aluno.

Esse profissional utiliza materiais de aula em softwares, vídeos, aulas individuais e tudo o que está ligado à tecnologia e que pode ser usado para ensinar. Como as escolas de ensino à distância fazem.

O profissional desta área precisa:

• Conhecer o público alvo
  • Compreender as limitações e possibilidades de cada mídia
  • Entender o processo de ensino
  • Conhecer técnicas de design
  • Dominar a tecnologia gráfica
  • Ter noções de pedagogia, ou ser formado na área
  • Saber transferir informações de forma clara e objetiva
  • Ter a habilidade e rapidez de solucionar problemas
  • Ter familiaridade com novas tecnologias.

Mercado de trabalho

Essa profissão ainda é muito nova, em 2008 foi indicada como função na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO do Ministério do Trabalho. Veja algumas áreas de atuação pra essa profissão:

• 2394-05 – Coordenador pedagógico: Auxiliar de coordenador escolar, Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries, Coordenador auxiliar de curso, Coordenador de disciplina e área de estudo, Coordenador de ensino, Coordenador escolar
  • 2394-10 – Orientador educacional: Auxiliar de orientação educacional, Orientador de disciplina e área de estudo, Orientador de ensino, Orientador escolar, Orientador profissional, Orientador vocacional e profissional, Professor de orientação educacional, Técnico de orientação profissional
  • 2394-15 – Pedagogo: Auxiliar de orientação pedagógica, Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries, Coordenador de orientação pedagógica, Coordenador de serviço de orientação pedagógica
  • 2394-20 – Professor de técnicas e recursos audiovisuais
  • 2394-25 – Psicopedagogo
  • 2394-30 – Supervisor de ensino: Auxiliar de supervisor escolar, Auxiliar de supervisão de ensino, Supervisor educacional, Supervisor pedagógico
  • 2394-35 – Designer educacional: Desenhista instrucional, Designer instrucional, Projetista instrucional

O campo de trabalho para o Design Instrucional é amplo, ele pode atuar em escolas, cursinhos, organizações públicas, privadas, forças armadas, desde que todas elas estejam inseridas nas novas mídias e tecnologias e façam proveito dessa ferramenta diariamente.

Pode também desenvolver projetos educacionais, à distância ou semipresenciais. Além disso, esse profissional está apto a gerenciar, coordenar o desenvolvimento de um projeto pedagógico de acordo com o perfil de quem vai aprender.

Formação Acadêmica

Ainda não existe uma graduação somente nesta área, o profissional pode ser formado em áreas relacionadas à educação e depois se especializar com cursos de pós-graduação, lato sensu e/ou cursos livres.

Salário

O salário médio inicial do Design Instrucional varia de R$ 1,500 e pode chegar a R$ 7 mil . Dependendo da região.