Colégio Web

O que é o plano de carreira?

Publicidade

O plano de carreira para muitos pode parecer um conceito antigo, visto que o desejo dos jovens de permanecer em apenas uma empresa por muitos anos e desenvolver sua carreira nelas é cada vez menor.

Porém, ainda existem aqueles interessados em desenvolver um plano de carreira, mas não entendem muito bem o que ele é ou para o que serve. Por isso separamos algumas informações que vão ajudar você no processo.

O que é

Plano de Carreira

Em resumo, o plano de carreira é uma espécie de lista com os objetivos do profissional para o futuro próximo e também para o distante. Ele é um guia para o profissional, uma espécie de caminho a ser trilhado para alcançar o sucesso profissional ao longo dos anos. Ele ainda deve conter objetivos pessoais, comunitários e familiares, além dos profissionais.

O ideal é que para meta que o profissional tenha seja estabelecido um período de tempo para o cumprimento da mesma. Sempre analisando se o período estipulado é realmente viável para a realização dos seus objetivos.

Essa lista pode ser realizado pelo próprio trabalhador ou pela organização na qual ele trabalha.

Para que serve

Quando bem desenvolvido, o plano de carreira pode ajudar o profissional a encontrar aquilo que ele precisa para crescer em sua carreira a curto e a longo prazo. Isso inclui cursos que podem ser feitos, habilidades a serem desenvolvidas e outros aspectos que possam alavancar a carreira profissional.

Para a empresa, o plano de carreira é uma maneira de se manter em sintonia com o seu funcionário, sabendo o que o mesmo deseja para o futuro e suas ambições dentro da organização.

É também uma maneira de saber o que o funcionário deseja e com isso manter o mesmo dentro da empresa, fazendo com que ele se sinta realizado dentro da mesma.

Plano Carreira

Funciona?

Sim. O plano de carreira é bastante eficaz se o profissional tiver disciplina para segui-lo. Para que um plano de carreira seja bem-sucedido é preciso saber que paciência e determinação são extremamente necessários e que muitas vezes será preciso abrir mão de algumas facilidades.

Um plano de carreira é uma maneira de ter um guia para a vida profissional, uma ajuda para saber para onde ir e aonde chegar. Para se ter uma ideia da eficiência do plano, muitas empresas mandam seus funcionários embora por eles não possuírem um plano de carreira.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados