O advogado é um profissional da área jurídica responsável por defender ou acusar um um indivíduo que esteja em fase de julgamento, ou que queira auxilio em questões trabalhistas, cíveis e pessoais.

A palavra advogado vem do latim advoco e quer dizer: “chamar, convocar, tomar como defensor, invocar, recorrer a.; “

Para se tornar um advogado são necessárias algumas características primárias fundamentais, essas são: gostar de ler, escrever, ter boa memória, organização e saber refletir e associar ideias, além disso, deve ter boa argumentação, saber negociar e ser bastante comunicativo; e tímidez não deve fazer parte das característica citadas.

Símbolo de Direito

O que faz um advogado?

As principais funções da carreira de um advogado são: atender, acompanhar e prestar assistência todo o tempo durante o processo aberto por seu cliente, seja pessoa física ou jurídica. Além disso, encaminham processos à justiça, acompanham investigações da polícia e criam recursos para defesas e acusações.

Especialização

O candidato à área, primeiramente, deve ter em mente de que é preciso ter a carteirinha da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ela é como se fosse uma habilitação para o bom e legal exercício da profissão.

O Curso

O curso de Direito / Ciências Jurídicas é o ideal para quem quer atuar na área, ele tem duração de 4 a 5 anos dependendo da Universidade escolhida. Além disso, um estágio é muito importante para a conclusão do curso.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional que é somente Bacharel, ou seja, não tem a carteirinha da OAB é de lecionar em Universidades e atuar em empresas privadas lidando com processos dos setores trabalhista, tributário, cível e empresarial. Além disso, o graduado pode trabalhar em escritórios de direito. Já na área pública, ele pode prestar concurso.

Áreas de especialização

Depois de aprovado no exame da OAB o advogado pode escolher várias áreas dentro do jurídico, conheça algumas delas:

• Direito trabalhista: O advogado desta área representa pessoas físicas ou jurídicas a assuntos relacionados a empregados e empregadores, causas ligadas a contrato de trabalho, sindicatos e previdência social.
  • Direito Ambiental: Este profissional advoga clientes e tudo o que está relacionado à preservação do meio ambiente, sendo em ONG’s ou empresas privadas.
  • Direito Administrativo: Busca normas e legislações específicas voltadas ao poder público, empresas estatais, e fundações publicas.
  • Direito do Consumidor: Busca defender os direitos e deveres dos consumidores e do varejo.
  • Direito Comercial: Trabalha na intermediação de abertura ou fechamento de comércios, além de auxílio ao varejista.
  • Direito Penal / Criminal: Nesta área o advogado prepara a defesa ou a acusação de um réu em atividades que envolvam crime, ou contravenção contra qualquer pessoa. Este é responsável por defendê-lo ou podendo atuar como assistente na acusação.
  • Direito Tributário: busca a aplicação correta de taxas e arrecadação de impostos fiscais ou tributários.
  • Direito Civil: O advogado desta área cuida de Direito das Coisas, da família, e das obrigações.
  • Direito de Propriedade intelectual: Cuida de tudo o que é relacionado a direitos autorais, auxiliando autores a não perder seus trabalhos por plágios.

Remuneração

O salário médio inicial de um advogado é de R$ 1.200 e de um auxiliar assistente jurídico é de R$ 545,00.

Sendo assim, é muito importante estudar e conhecer todas as carreiras antes de escolher a que quer seguir, por isso, leia, pesquise e se informe sobre a área desejada.