Colégio Web

Mercado de trabalho: Estágio

Hoje em dia as empresas buscam profissionais qualificados e o estágio é a primeira oportunidade para que isso aconteça.

Publicidade

O estágio na vida de qualquer estudante é o primeiro passo para o mercado de trabalho. Essa experiência é fundamental para construir o tipo de profissional que você será no futuro.

O estágio é regido pela Lei 11.788 de setembro de 2008, muito diferente das leis trabalhistas chamadas de CLT.

Um estágio não é um emprego fixo, ou seja, você não terá um registro na carteira com a função de estagiário.

No seu emprego, o estágio serve mais como uma escola, se você está estudando Administração, certamente o seu aprendizado será em uma empresa grande e na área administrativa, onde você aprenderá na prática como se comporta um administrador, como ele age em situações de crise, e como é o trabalho dele.

Além disso, ajuda você a conhecer a filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das empresas e instituições em geral, facilitando sua integração profissional e propiciando melhor relacionamento humano e social.

Horas de estágio X estágio remunerado

Existe uma grande diferença entre o estágio remunerado e as horas de estágio.

O estágio remunerado que é aquele que você ganha dinheiro exercendo a sua futura profissão e as horas de estágio são aquelas exigidas pela Universidade somente para cumprir horas e concluir o seu curso.

Dentro da lei do estagiário existem algumas normas que devem ser seguidas pela empresa que acolhe um estudante, dentre elas separamos algumas mais importantes:

  • Estágio de 6 horas (no caso de estudantes do ensino superior)
  • Recesso ou férias de 30 dias no Período de um ano.
  • Com ou sem bolsa auxílio, uma vez que ela só é obrigatória caso o estágio seja facultativo.
  • Trabalhar meio período caso o estagiário esteja em época de prova.

Quem pode estagiar

Estudantes a partir de 16 anos que estiverem frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Atualmente, o estágio é um meio muito importante para o profissional do futuro e para o mercado de trabalho que procura pessoas inteligentes, hábeis e que já sabem o que querem, e um estágio já prepara o estudante para o futuro.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados