Colégio Web

Médico Oftalmologista

07 de Maio é o dia do Oftalmologista, conheça um pouco mais sobre essa profissão e os principais problemas de visão.

médico oftamologista

Publicidade

Atualmente muitas pessoas têm problemas de visão, seja por não enxergar bem, um câncer ou apenas precisam de um tratamento, e o profissional ideal para cuidar dessas pessoas é o médico oftalmologista. O exercício da profissão é bastante antigo, veio da Antiguidade através dos gregos que estudavam a visão.

A principal função de oftalmologista é estudar, diagnosticar e tratar doenças dos olhos, sendo simples ou complicadas através de exames e técnicas específicas.

O que estudar?

Quem quiser seguir carreira, primeiramente é preciso cursar Medicina (12 anos) e depois fazer especialização em Oftalmologia (mais 3 anos), depois de formado o profissional ainda tem de fazer uma prova para receber o Título de Especialista em Oftalmologia, e fazer residência (uma espécie de estágio) em consultórios estando diretamente com o paciente.

Além do Bacharelado, existe também o curso de Tecnologia Oftálmica onde o aluno terá somente noções de menuseio de equipamentos, auxiliar o médico durante uma consulta ou um exame como ultrassonografia ocular.

Mercado de Trabalho

O mercado para o oftalmologista recém formado é bom, principalmente nas regiões do Sul e Sudeste, crescendo cada vez mais o atendimento a crianças. Além disso, quem é formado pode:

  • Ter consultótio próprio.
  • Trabalhar tanto em hospitais públicos quanto privados.
  • Ou, pode através do Bacharelado, dar aulas em universidades.

Refrator

Remuneração

O salário médio inicial, dependendo da região e especialização do profissional, é de R$ 2.400, 00 trabalhando 20 horas por semana.

Curiosidades

As doenças mais comuns da visão são:

  1. hipermetropia (não consegue exergar objetos e ler de perto)
  2. astigmatismo ( exerga imagens e letras desfocadas)
  3. Miopia ( a pessoa tem dificuldade de exergar de longe)
  4. Estrabismo (desvio nos olhos “olhos vesgos”)

Para prevenir a essas doenças da visão é fundamental lavar sempre as mãos e evitar contato delas com os olhos, e se algumas delas estiverem presentes, procure um médico oftalmologista para que ele possa identificar o melhor tratamento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados